Brasil é o 30º no índice Global de Dinamismo 2012 entre 50 economias do mundo

O Índice Global de Dinamismo da Grant Thornton International, um novo índice criado pela Economist Intelligence Unit rankeando 50 economias com 22 indicadores de dinamismo, colocou o Brasil na 30º posição (55.1  pontos). Foram analisadas cinco áreas consideradas  chave para analisar o dinamismo econômico de um País após a crise de 2008-09 e com perspectivas para garantir o crescimento futuro, através das opiniões de 406 altos diretivos globais: ambiente operacional dos negócios (leis de comércio, regulação legal e política, etc), ciência e tecnologia, trabalho e capital humano, economia e crescimento e o ambiente financeiro.

Cingapura (72.1 pontos) emergiu como a economia mais dinâmica  do mundo. O pequeno país de economia aberta que se industrializou rapidamente nos anos 70 e 80 aparece para agir como uma porta de entrada para negócios dinâmicos de mercados maduros procurando maiores retornos nos países com grande crescimento na Ásia. Cingapura ficou com a primeira posição em ambiente de financiamento e ficou sempre entre os 10 melhores nas cinco categorias.

Finlândia, Suécia Israel e Austria (70.5, 69.6, 69.3 e 66.1 pontos, respectivamente)  completam os top 5. A crise da zona do euro claramente afetou as econômias escandinavas, mas o índice da Grant Thornton sugere que os fundamentos de crescimento no long prazo são robustos. As duas economias escandinavas que aparecem no topo da lista ficaram entre as três melhores nas categorias operacional dos negócios e ciência e tecnologia.

“Planos ambiciosos de crescimento são fundamentais para empresas dinâmicas, mas precisam de financiamento para se tornarem reais e terem impacto na lucratividade e no desenvolvimento economico dos países. A crise de 2008 mostrou  claramente que uma redução grande da liquidez resultaria em uma retração da produção e da competitividade. Os bilhões de euros fornecidos pelo Banco Central Europeu aos bancos regionais até agora, que no mínimo atrasaram colapsos locais, não estão melhorando as linhas de crédito para empresas nas principais economias do mundo”, diz Ed Nusbaum, CEO global da Grant Thornton.

O posicionamento do Brasil nas categorias avaliadas foi semelhante. O país ficou em 36º lugar no quesito ambiente operacional dos negócios, em 32º na avaliação de ciência e tecnologia, em 38º na avaliação do ambiente de trabalho e capital humano, em 24º no item economia e crescimento e em 20º quando se trata de ambiente financeiro.

“Dinamismo não é só crescimento economico e o índice é um reflexo fiel do quão adequado é o ambiente para empresas dinâmicas. Este ambiente operacional  que não oferece segurança e salvaguardas, representa um alto risco para investimentos, portanto, prejudicial ao crescimento.Para os países alcançarem esta colocação são anos de construção, e não é à toa que as dez primeiras colocações foram alcançadas por países desenvolvidos”, comenta Paulo Sérgio Dortas, Líder de Auditoria, Tax e Advisory da Grant Thornton Brasil.

Os executivos pesquisados identificaram o comércio exterior e os regimes de câmbio como os aspectos mais importantes nessa categoria. A estabilidade política foi considerada como o ponto de menor relevância.

No GDI, os Estados Unidos ficaram com a 10ª posição e a China com a 20ª. O Chile foi destaque entre os páises da Amércia Latina na 12ª colocação. Os piores colocados no índice foram Venezuela (37.4), Nigéria (40.2), Grécia (40.2) e Egito (41.2).

Indicadores

Categorias e indicadores foram elaborados em parceria com os experts da Economist Intelligence Unit (EIU) e utilizando como fontes também a EIU, o World Bank, Thomson Financial e UNESCO.

Pesquisa

O time da EUI ajudou a conduzir a pesquisa com 406  executivos seniores de diversos setores e regiões geográficas. Aproximadamente metade dos entrevistados faz parte de negócios com renda global anual de mais de US$ 500 milhões. Foi solicitado aos executivos que atribuíssem um nível de importância para cada indicador em suas empresas.

Sobre a Grant Thornton International Ltd

Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, contabilidade e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

Sobre a Grant Thornton Brasil

A Grant Thornton Brasil é a firma-membro da Grant Thornton International no País e oferece serviços de auditoria, tributos, consultoria e outsourcing. Além de uma equipe de profissionais preparada com uma vasta expertise, a Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias de trabalho, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.

Para saber mais sobre o GDI é só acessar  www.gti.org/thinking ou diretamente o site www.globaldynamismindex.com

Facebook
Twitter
LinkedIn