Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Brasil é oitavo país do mundo mais otimista em relação ao emprego

redacao 25/10/2011
redacao 25/10/2011

Na comparação com a pesquisa anterior, o País subiu 12 posições, já que ocupa a 20ª colocação.

Um levantamento realizado pela Grant Thornthon revelou que o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de otimismo sobre o emprego. Na comparação com a pesquisa anterior, o País subiu 12 posições, já que ocupa a 20ª colocação. O estudo foi realizado com mais de 11 mil empresas privadas de 39 países.

A pesquisa aponta que o índice de emprego, que vinha caindo desde o final de 2010, apresentou no terceiro trimestre deste ano uma expansão de 18 pontos percentuais, para 44%. O indicador é superior à média global, que é de 24%.

O sócio da Grant Thornton Brasil, Octávio Zampirollo, explica por que os empresários brasileiros estão tão otimistas. “Os sinais de que o crescimento econômico no País deve continuar, com corte dos juros e inflação sendo controlada, estão elevando a confiança dos empresários e influenciando no aumento de otimismo para o planejamento de contratação de funcionários nas empresas privadas brasileiras”.

Ele acrescenta que o consumo aquecido é um dos incentivadores para que as empresas reforcem o quadro de funcionários.

Outros países

Ao analisar o ranking, os países mais otimistas com o nível de emprego são Índia (67%), Turquia (56%), Vietnã (52%) e Argentina (47%). Já os mais pessimistas são Grécia (-32%), Espanha (-14%) e Irlanda (-13%).

O levantamento indica ainda que, por região, entre os países considerados maiores empregadores, estão os integrantes da Apec – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, exceto Japão (40%), do Bric (Brasil, China, Rússia e Índia) e da América Latina (39%).

Em contrapartida, as regiões que apresentam o menor percentual de empresários contratando são o grupo dos países europeus – Portugal, Itália, Grécia e Espanha (-17%), a Zona do Euro (6%) e União Europeia (8%).

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.