Brasil e União Européia querem aprofundar parceria estratégica

O mal-estar diplomático gerado nos últimos meses pelo embargo europeu à carne brasileira e pelas restrições impostas pela Espanha à entrada de brasileiros não deve impedir que Brasil e União Européia aprofundem a parceria estratégica firmada em julho do ano passado. Pelo menos essa é a expectativa do Itamaraty. Hoje (19), o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, estará em Brasília para encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Fatos que não são os mais positivos não comprometem, necessariamente, o diálogo e a relação”, garante o embaixador Everton Vargas, subsecretário-geral de Política 1 do Itamaraty. “Cada um tem os seus interesses. Mas isso não impede que nós procuremos alargar o nosso comércio com a União Européia, intensificar as nossas relações políticas com a comissão européia”, afirma.

Segundo ele, o objetivo da reunião entre os presidentes é justamente aprofundar o diálogo político do Brasil com a comissão européia e, assim, facilitar a solução de eventuais conflitos. “É exatamente um diálogo político de alta qualidade que vai nos permitir superar dificuldades para a exportação de carnes ou superar resistências que crescem ao biocombustível na União Européia”, exemplifica.

O embargo à carne brasileira e a repatriação de brasileiros não constam oficialmente na pauta de Lula e Durão Barroso e não constarão na declaração conjunta que será divulgada ao final do encontro. Mas devem aparecer nas conversas, assim como as dificuldades para a entrada do etanol brasileiro no mercado europeu.

Segundo Everton Vargas, Lula e Durão Barroso reafirmarão o compromisso das duas regiões com o sucesso da Rodada Doha, falarão sobre reforma das Nações Unidas e também farão uma avaliação da situação internacional – o que incluirá a crise diplomática entre Equador e Colômbia.

“Quando se tem uma tensão internacional, os fluxos de pessoas e os investimentos são comprometidos, e a Europa tem muito investimento aqui”, ressalta o embaixador.

Os dois mandatários também tratarão de um plano de ação para a parceria estratégica firmada em julho do ano passado, por iniciativa européia, durante a 1ª Cúpula Brasil – UE em Lisboa. De acordo com o embaixador, o plano está sendo negociado por brasileiros e europeus e abrange áreas como ciência e tecnologia, direitos humanos e energia. A expectativa é de conclusão até o final deste ano para adoção na 2ª Cúpula, que desta vez ocorrerá no Brasil.

Antes disso, Lula e Durão Barroso devem se encontrar no âmbito da 5ª Cúpula América Latina e Caribe – União Européia, em Lima, no Peru. A questão das migrações deve entrar em pauta na temática proposta pelos latino-americanos: pobreza, desigualdade e inclusão. Por sugestão européia, também serão tratadas questões ligadas a desenvolvimento sustentável, meio ambiente, mudança do clima e energia.

Facebook
Twitter
LinkedIn