Brasil precisa modernizar-se

Desenvolvido! Este é o próximo patamar que o governo e toda a população desejam que o Brasil alcance nos próximos anos. Porém, sabemos que temos um árduo caminho a percorrer – nada que seja impossível. E conseguimos provar isso, pelo menos, nos últimos cinco anos. Economia estável, pouca influência com a crise financeira internacional e a conquista de poder realizar a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016) são alguns exemplos de que não somos mais o país do futuro, mas sim o do presente.

Contudo, para termos um crescimento perene e mostrar que estamos preparados para nos igualar às nações de primeiro mundo, temos de nos modernizar. E não digo isso apenas com relação à tecnologia. A modernização tem de ser em todos os setores – de educação ao transporte, da saúde ao emprego. E isso não será uma tarefa fácil e rápida…

Já estamos enfrentando alguns problemas para conseguir evoluir com isso. Primeiro ponto – e podemos dizer que é crucial – é a falta de mão de obra qualificada em quase todos os setores econômicos. Infelizmente, como a educação básica brasileira está muito aquém da ideal para um país em desenvolvimento tentando tornar-se de primeiro mundo, não conseguimos formar muitos profissionais qualificados, o que prejudica o nosso desenvolvimento.

Com relação ao transporte, acredito que esta seja a maior preocupação do brasileiro. Além de não conseguir atender à necessidade diária da população, receberemos dois megaeventos esportivos nos próximos anos. E esta carência é em todos os setores – aéreo, ferroviário, rodovias e metrô.

A economia foi e está sendo a principal aliada para o desenvolvimento brasileiro. Enquanto numerosos países apresentam evolução ínfima ou até regressão do PIB, o Brasil registra expansão considerável. Em 2010, foi de 7,5% e a estimativa para 2011 está em 4,5%. E o mais importante: estamos conseguindo manter um crescimento sustentável. É claro que poderíamos estar muito melhor do que isso, se não fosse a altíssima carga tributária que enfrentamos e, agora, com o receio da volta da inflação. Falando em impostos, o Brasil precisa urgentemente ter uma reforma tributária, o que auxiliará ainda mais no seu processo de modernização.

Estamos no caminho certo. Temos, ao nosso alcance, todas as maneiras e ferramentas para fazermos este país ser de primeiro mundo. Precisamos apenas que os governantes e os grandes empresários lutem por melhores condições de modernização e de desenvolvimento.

Roni de Oliveira Franco é sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios.

Facebook
Twitter
LinkedIn