Brasil sedia Copa do Empreendedorismo

Pela primeira vez um país da América Latina, no caso o Brasil, recebe o Global Entrepreneurship Congress (GEC 2013), conhecido como a Copa do Empreendedorismo. O encontro começa hoje (18) e vai até quinta-feira (21), quando os principais nomes da área em todo o mundo se reúnem na zona sul da cidade para criar e identificar oportunidades de negócios a partir da apresentação de estudos, práticas e troca de experiências.

Antes do Rio, grandes cidades como Dubai, Xangai e Liverpool foram as anfitriãs do evento. Segundo os organizadores, a escolha do país como sede do GEC 2013 deste ano é consequência direta do destaque obtido pelo Brasil nos últimos anos no cenário econômico mundial, aliado ao perfil empreendedor que faz parte da cultura brasileira.

Um estudo sobre a relação entre a população e o empreendedorismo, feito pela Endeavor Brasil  (um dos organizadores do evento e cujo portal, especializado em empreendedorismo, transmite o evento ao vivo), identificou, por exemplo, que três em cada quatro pessoas – 76% da população brasileira – pretendem ter o próprio negócio.

“É a segunda maior taxa do mundo, ficando atrás apenas da Turquia. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas um a cada dois americanos demonstram o mesmo desejo”, diz  Juliano Seabra, diretor-geral da Endeavor Brasil. “Essa [a Copa do Empreendedorismo] será uma oportunidade de ouro para que o Brasil conheça melhores práticas e para que os empreendedores possam entrar em contato com as principais aceleradoras de negócios”.

Em sua primeira versão, em 2009 na cidade de Kansas City, o GEC 2013 teve representantes de 60 países em reuniões fechadas. Esse ano, o congresso no Rio receberá representantes de 125 países, terá reuniões abertas e fechadas e a Endeavor Brasil fará também a Semana Global do Empreendedorismo. A Copa do Empreendedorismo também será uma oportunidade para discutir as políticas públicas existentes e as mudanças necessárias para ampliar e estimular o empreendedorismo de alto impacto no país.

O GEC 2013 será transmitido ao vivo pelo portal da Endeavor Brasil, que organiza o evento ao lado da Semana Global do Empreendedorismo e da Kauffman Foundation. Estarão presentes nomes como o de Linda Rottenberg, diretor executiva e cofundadora da Endeavor Global; Jonathan Ortmans, presidente da  Semana Global do Empreendedorismo no mundo; Fiorina Mugione, chefe da Divisão de Empreendedorismo da  Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad – ONU); e Daniel Isenberg, professor e diretor do Programa Global de Empreendedorismo da Babson College ( Massachusetts, Estados Unidos). 

Facebook
Twitter
LinkedIn