Brasil tem mais de 83,4 milhões de pessoas com acesso à internet

A população de brasileiros com acesso direto à internet no local de trabalho ou em residências atingiu 70,9 milhões de pessoas no Brasil. O número representa crescimento de 16% em um ano. Os dados são da pesquisa trimestral do Ibope Nielsen Online. A maior parte do crescimento no acesso à internet no Brasil ocorre em residências. O total de pessoas com acesso em casa chegou a 67,8 milhões, aumento de 17% em um ano e de 41% em dois anos.

Ainda segundo o Ibope, o número de brasileiros com acesso à Internet, quando considerados todos os ambientes (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), atingiu recorde de 83,4 milhões no segundo trimestre do ano. No primeiro trimestre esse total era de 82,4 milhões de brasileiros com acesso à grande rede.

Crescimento

Portanto, embora o crescimento da população com acesso à internet tenha sido 7% nos últimos seis meses e de 16% no período de um ano, na variação trimestre a trimestre houve uma desaceleração do crescimento do acesso à Internet. Do primeiro trimestre de 2012 para o segundo trimestre o crescimento foi de pouco mais de 1 %. O crescimento do primeiro trimestre de 2012 (82,4 milhões) sobre o quarto trimestre de 2011 ( 79,9 milhões) foi de pouco mais de 3%. E do quarto trimestre de 2011 para o terceiro trimestre do ano passado (78,5 milhões), 1,6%.

Das 70,9 milhões de pessoas com acesso direto via casa ou trabalho em agosto, 50,7 milhões foram usuárias ativas; um crescimento de 5% sobre o mês anterior e de 13% sobre os 44,9 milhões de agosto de 2011.

Outros Países

Na comparação com os outros países acompanhados pela pesquisa da Nielsen Online, o Brasil continua registrando a maior expansão do acesso à internet domiciliar. O crescimento do acesso em casa está associado ao aumento das conexões de banda larga de maior velocidade. Em agosto de 2010, 17% das pessoas com acesso domiciliar tinham conexões com capacidade superior a 2Mb. Dois anos depois, segundo o Ibope, cerca de 45% dos usuários já têm esse tipo de conexão.

Os sites que mais cresceram em agosto na comparação com o mês anterior foram os de pesquisa de trabalhos escolares, livros digitais, cartões de felicitação, portais e celular. Nos últimos meses, cresceram também a audiência de páginas de destinos de viagens, fotografias e esportes.

Fonte: IDGNow

Facebook
Twitter
LinkedIn