Brasileiros quebram recorde de consumo de café com média de 4,81 quilos por habitante

Os brasileiros consumiram em 2010 uma média de 4,81 quilos (kg) de café por habitante. Quantidade suficiente para fazer 80 litros do tradicional cafezinho, segundo cálculos do Ministério da Agricultura. O número, apresentado hoje (24) pelo ministério, superou o recorde anterior, registrado em 1965, quando o consumo per capita no país foi de 4,72 kg.

O aumento levou a uma demanda interna de 19,1 milhões de sacas do produto no ano passado. O consumo em 2010 foi 3,5% maior que o do ano anterior, de 4,65 kg.

A nova marca coloca o Brasil à frente de grandes consumidores como a Itália e a França, mas ainda distante de Finlândia, Noruega e Dinamarca, países nórdicos, onde o consumo é de quase 13 kg por pessoa ao ano.

O resultado faz parte do estudo Indicadores da Indústria de Café no Brasil/2010 – Desempenho da Produção e Consumo Interno, feito pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, o resultado é consequência principalmente dos investimentos do setor privado, que contribuem para o setor cafeeiro atravessar uma “fase única”. “O Brasil está encostando no maior consumidor mundial da bebida que são os Estados Unidos e ainda consegue bater recordes de exportação com 33 milhões de sacas comercializadas no ano passado”.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn