Brasileiros são os que mais gastam com compras on-line em toda América Latina

Apesar de apenas 3,6% da população brasileira consumir pela internet, percentual baixo se comparado com o Chile, por exemplo, onde o índice é de 12,7%, o Brasil é o maior comprador da rede de toda a América Latina.

Em 2007, o País deteve 45% das compras do continente (considerando apenas os países latino-americanos), o que movimentou cerca de US$ 4,89 bilhões, montante que já representa 0,38% do PIB nacional. Os dados fazem parte de um estudo encomendado pela Visa e pela AmericaEconomia Intelligence, divulgados na última quarta-feira (10).

Em comparação com 2005, as vendas on-line no Brasil apresentaram crescimento de 116%, um recorde em e-commerce para a região da América Latina e Caribe. Segundo o estudo, os bons resultados se devem ao crescimento econômico, aos avanços na tecnologia, às mudanças no comportamento do consumidor e ao aumento da penetração de cartões de crédito entre a população.

@@@

Pagamentos

Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 65% das compras eletrônicas no País são realizadas com cartões de crédito, o que, para o diretor-executivo sênior de Produtos da Visa Brasil, Eduardo Chedid, mostra a importância deste meio para o desenvolvimento do e-commerce. "Cada vez mais os cartões de crédito se posicionam como um dos principais aliados para o crescimento do e-commerce no País", disse.

No Brasil apenas 3,6% da população possui banda larga. Já a penetração de cartões de crédito é de 46%, o maior índice entre os países latino-americanos.

No geral, esta forma de pagamento é escolhida em mais de 70% das transações on-line, sendo que o número de cartões de crédito na América Latina atingiu 152,2 milhões de unidades em 2007, com expectativa de chegar a 176,7 milhões até o final deste ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn