Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Cafeicultores paranaenses entram em alerta devido a geadas

redacao 16/08/2013
redacao 16/08/2013

Os produtores de café estão em alerta no Paraná devido a mais uma massa de ar polar que derruba a temperatura no Centro-Sul do Brasil. As geadas podem prejudicar a produção na região cafeeira do estado. Segundo o levantamento preliminar feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a estimativa é o que produtores sofram uma perda de 51% da produção de café em 2014.

A geada não deve prejudicar o resultado do cultivo de café neste ano. Até o momento, a previsão é que a produção seja de 1,7 milhão de sacas, a metade desse volume já foi colhido. No entanto, o órgão estima que a geada pode diminuir a produção em 960 mil sacas, do total de 1.540 milhões previstas para 2014.

De acordo com técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná as geadas já atingiram todos os municípios que cultivam café. Em junho deste ano cerca de 80% dos 82.300 hectares ocupados com a cultura foram atingidos pelo efeito climático. As regiões que mais sofreram com a ocorrência de geadas localizam-se entre Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Maringá.

Segundo o boletim de alerta informado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado ao governo do estado não há previsão para formação de geadas na região cafeeira nas próximas 24 horas. Amanhã (17), a avaliação do instituto é que o tempo seguirá seco, com temperaturas baixas em toda a região paranaense. A massa de ar frio mantém as condições para ocorrência de geadas no centro-sul do estado.

A recomendação do Iapar para que os produtores não tenham prejuízos durante a produção é juntar a terra nos troncos dos pés de café com idade de 6 meses a 2 anos. Esse procedimento deve ocorrer entre os meses de maio a setembro. As mudas mais novas devem ser enterradas quando houver aviso de geadas. Após os efeitos ocasionados pela geada a terra deve ser retirada com as mãos.

Informações Agência Brasil

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.