Carnaval terá feira de negócios e empreendedorismo

A Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro (Sebastiana) vai confirmar a regra segundo a qual, quando o carnaval termina, é preciso começar os preparativos para a festa do ano seguinte. A entidade promoverá nos dias 31 de julho e 1º e 2 de agosto a primeira edição da Carnavália – Feira de Negócios e Empreendedorismo do Carnaval, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

O diretor executivo da Sebastiana, Nei Barbosa, disse que a intenção é fazer o evento no meio do ano, “quando começam as compras para o carnaval de 2015”. Ele observou que o carnaval cresceu muito nos últimos anos, e os fornecedores de material estão espalhados pelo Brasil. A maioria dos fornecedores é autônoma, precisa se profissionalizar e sair da informalidade.

Nei Barbosa disse que a ideia de promover a 1ª Carnavália é juntar os fornecedores do carnaval em um mesmo local, para que eles se conheçam, mostrem-se e sejam vistos por quem faz as encomendas; “são os que fazem o carnaval, tanto os donos dos blocos de rua, como os carnavalescos e o pessoal das escolas de samba”. O diretor executivo da Sebastiana acredita que os primeiros resultados começarão a aparecer durante a própria feira, com os pedidos das escolas de samba.

A feira é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro  e do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Associado à feira, será promovido o Encontro Nacional do Samba. “Vai vir gente do Brasil inteiro para discutir pontos específicos do samba da Marquês de Sapucaí e do samba do carnaval de rua, incluindo as propostas e necessidades do carnaval dos blocos de rua”, disse Barbosa.

Facebook
Twitter
LinkedIn