Cartilha ensina normas para atendimento no comércio

redacao 30/01/2012
redacao 30/01/2012

Material desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a ABNT auxilia empreendedores

Das 5,9 milhões de micro e pequenas empresas (MPE) em atividade no Brasil, pelo menos 3,1 milhões atuam no setor de comércio. Em Goiás, essa participação é ainda maior – 57% das MPE locais trabalham no segmento varejista. Para colaborar com o desenvolvimento desses negócios, o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançaram a cartilha Inove com Normas Técnicas: qualidade no atendimento.

O material explica, por meio de uma história em quadrinhos, quais são os primeiros passos para os empresários se adequarem à Norma 15.842 da ABNT, que entrou em vigor em julho de 2010. O documento é constituído por uma série de procedimentos, reunidos para aprimorar a percepção da empresa junto ao público e desenvolver nos colaboradores o desejo de contribuir para o crescimento dos negócios. As micro e pequenas empresas podem adquirir o conjunto de normas por até um terço do valor original. Além disso, o comerciante pode receber uma certificação pelo sistema implantado. Para isso, a empresa passa por uma auditoria especializada, capaz de apontar lacunas e oportunidades de melhoria.

Na cartilha, que é distribuída gratuitamente, uma consultora do Sebrae visita uma loja de calçados e ouve queixas do proprietário sobre o movimento de clientes. Atenta à forma como os funcionários se comportam, ela revela a importância de atender as expectativas da clientela, que busca uma experiência positiva no momento da compra. Para que o empresário não feche o negócio, a consultora apresenta a Norma, que avalia e orienta os funcionários para a conquista de uma identidade nas vendas.

A cartilha é distribuída nacionalmente pelo Sebrae e também está disponível na Internet. Em Goiás, é possível ter acesso a um exemplar do material na sede da Regional Metropolitana do Sebrae no Estado, em Goiânia.

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