CE propõe elevar garantia de depósitos e assegurar pagamento em três dias

 A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) propôs hoje elevar a garantia de depósitos no bloco europeu em caso de quebra até 50 mil euros em uma primeira fase e a 100 mil euros no prazo de um ano, assim como reduzir a apenas três dias o tempo máximo para devolver o dinheiro aos poupadores.

O Executivo da UE responde, assim, ao pedido feito na semana passada pelos ministros das Finanças dos 27 membros do bloco, para apresentar de maneira urgente uma proposta legislativa recolhendo o compromisso de melhorar a proteção dos depósitos, para transmitir confiança aos cidadãos no sistema financeiro.

Os ministros decidiram elevar a garantia dos depósitos dos 20 mil euros atuais para 50 mil euros, mas a maioria já anunciou sua intenção de subir até 100 mil euros.

A CE colocou hoje um período transitório de um ano para passar de 50 mil euros para 100 mil euros de garantia, mas deixou claro que os Estados-membros são livres para oferecer cobertura adicional, e diminuir dos três meses atuais para apenas três dias o tempo para efetivar o pagamento aos depositários.

Facebook
Twitter
LinkedIn