Celular já pode ser usado como carteira virtual no Brasil

redacao 09/04/2012
redacao 09/04/2012

Aplicativo do PagSeguro usa a tecnologia NFC, que permite fazer transações financeiras com smartphones

A partir de hoje, portadores dos telefones celulares C7, N9 e 701, todos fabricados pela Nokia, podem usá-los como carteiras virtuais no Brasil.

É possível pagar contas em bares, restaurantes ou até mesmo transferir dinheiro entre duas pessoas. As transações financeiras, por enquanto, só funcionam entre os modelos citados.

Para isso, é preciso baixar o aplicativo do PagSeguro (serviço do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), lançado hoje na loja virtual do sistema Symbian, que usa a tecnologia NFC, presente nos três modelos.

O próprio celular pode fazer tanto o papel de cartão de crédito quanto de terminal de cobrança. Há duas versões do aplicativo: um específico para quem compra e outra para quem vende.

Para que a transação se realize, basta que os aparelhos estejam próximos (cerca de 3 cm) e rodando o aplicativo do PagSeguro, que funciona como um mediador para transações on-line.

"A tecnologia já estava disponível desde o ano passado, mas ainda não havia aplicativos que a utilizassem", afirma Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro.

Taquehara diz que o aplicativo chega para Windows Phone no ano que vem e que o interesse é também disponibilizar o programa para Android e iOS -se a próxima geração do telefone da Apple tiver a tecnologia.

"O aplicativo poderá fazer operações entre celulares de diferentes sistemas", diz

Taquehara. "A única obrigação é que ambos tenham NFC", afirma o gerente.

A Samsung pode ser a próxima fabricante a disponibilizar celulares com a tecnologia no país.

Já a Visa diz que mantém conversas com teles brasileiras sobre o NFC, mas que ainda não há planos.

LÁ FORA

Visa e Samsung já mantêm uma parceria em Londres para implementar um sistema de pagamento via celular que vai funcionar até no transporte público da capital inglesa.

Também na Europa, a Visa tem acordo com a Vodafone, gigante global da telefonia. A bandeira de cartões vai oferecer serviços de cobrança via NFC em cinco países.

Nos EUA, o Google lançou, em setembro passado, a Google Wallet no celular Nexus S, da Samsung, com cartões da MasterCard. Modelos da LG terão o serviço em breve.

Ainda nos EUA, o grupo Isis, união das operadoras AT&T, Verizon e T-Mobile, lançará neste ano sua própria carteira virtual para celular.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.