Chile e Brasil se comprometem a aumentar o fluxo comercial bilateral

Delegações do Chile e do Brasil se reuniram hoje em Santiago a fim de fazer um balanço da troca comercial bilateral e fecharam acordos para trabalhar visando o aumento do fluxo comercial entre ambos os países, informaram fontes oficiais.

O acordo foi fechado no marco da realização da III Comissão Bilateral de Comércio entre Chile e Brasil, instância encarregada de avaliar a relação comercial entre os dois países, revisar e propor novas áreas que permitam aumentar o fluxo comercial dos dois países sul-americanos.

A delegação chilena foi liderada pelo diretor-geral da Direção de Relações Econômicas Internacionais da Chancelaria (Direcon), Carlos Furche, enquanto a delegação do Brasil foi comandada pelo secretário-executivo do Ministério de Extensão, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.

Ambas as delegações se comprometeram também a aprofundar as relações econômico-comerciais e acordaram trabalhar para incorporar as zonas francas ao Acordo de Complementação Econômica Nº35 (ACE 35), além de retomar as negociações de Serviços e estudar a possibilidade de negociar uma resolução de compras públicas.

Segundo números oficiais, durante 2007, o Brasil foi o principal receptor de fluxos de investimentos chilenos, ao somar US$ 875 milhões de um total de US$ 2,479 bilhões.

Facebook
Twitter
LinkedIn