Cinco passos para empreendedores serem mais produtivos

Nova websérie correalizada entre Endeavor e Sebrae mostra como empreendedores podem aproveitar melhor o seu tempo – e orientar o time sobre isso

Redação 20/07/2017
Redação 20/07/2017

A gestão do tempo é um desafio duplo para os empreendedores: eles precisam gerir a sua própria produtividade (cuidar da operação e ainda ter espaço na agenda para se dedicar ao que estratégico para o negócio) e também fazer com que o seu time possa o produzir o máximo em um número finito de horas.

“Controlar tempo é chato, perder dinheiro é muito mais”, diz o empreendedor Antônio Carlos Soares, cofundador da Runrun.it, na mais nova websérie correalizada pela Endeavor e pelo Sebrae. Tempo é um ativo — se não for bem controlado, gera perdas.  Em cinco capítulos, a série mostra passos essenciais para que empreendedores sejam mais produtivos e também criem times mais produtivos.

Como, por exemplo, fazer com que a equipe perca menos tempo com reuniões, e-mails e na busca e consolidação de informações, e se concentre no que foi efetivamente contratada para fazer. O objetivo é guiar os profissionais para que eles invistam o tempo naquilo que é mais importante, que causa mais impacto.

Os empreendedores vão ver como conduzir reuniões de forma que elas sejam mais produtivas, e não uma perda de tempo: quantas vezes você já não participou de um encontro que serviu apenas para marcar um outro, porque as pessoas não estavam preparadas para a discussão ou porque não havia um objetivo claro, um “entregável” bem definido para aquele momento?

O objetivo é dar uma resposta a essas dores mais práticas e também mostrar caminhos estratégicos. Por exemplo, mostrar aos empreendedores que o trabalho é um constante exercício de priorização e foco, o que envolve, muitas vezes, dizer “não” para ideias que podem ser até muito interessantes, mas não se encaixam nos objetivos do negócio para aquele momento. E deixar de se angustiar por isso. “Muito legal isso, anota aí e traz para a discussão do próximo trimestre”, recomenda Antônio Carlos que os empreendedores se acostumem a dizer para ideias que possam tirar a empresa do foco do período.

Os cinco episódios estão disponíveis no canal da Endeavor no YouTube, nesta playlist.

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.