CNA discute a importância da certificação de produtos agrícolas

O mercado internacional e os próprios consumidores se tornam cada vez mais exigentes em relação às garantias de qualidade dos alimentos. Para estimular os agropecuaristas brasileiros a discutirem a certificação de seus produtos, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove hoje (19) o seminário Os Impactos da Certificação para o Produtor Rural.

“Cada vez mais o mercado cobra de toda a cadeia do agronegócio identificação para que haja, por parte do consumidor, confiança naquele produto, seja do ponto de vista sanitário, ambiental e ou de responsabilidade social”, explica o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Assuero Doca Veronez.

Ele afirma que, com o seminário, a CNA pretende estabelecer um planejamento e um programa de certificação. “Temos uma expectativa de que o agricultor possa ser remunerado melhor com um produto certificado. Então, temos que buscar modelos de certificação que sejam compatíveis com a realidade da produção rural brasileira.”

Já existem no país alguns exemplos de instrumentos de certificação como o Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e o Programa de Produção Integrada de Frutas (PIF), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante o seminário, serão apresentados outros projetos de certificação desenvolvidos com base em critérios ambientais, sociais, com monitoramento por satélite e de produção integrada. O evento acontece na sede da CNA, em Brasília, das 9h às 17h.

Facebook
Twitter
LinkedIn