Com Páscoa, atividade do comércio cresce 1,8% em abril

A Páscoa atrasada neste ano impulsionou a atividade do comércio em abril

A Páscoa atrasada neste ano impulsionou a atividade do comércio em abril, de acordo com pesquisa da Serasa Experian. O movimento nas lojas em todo o país cresceu 1,8% ante março, já descontadas as influências sazonais. Na comparação com abril de 2010, a alta foi de 10,9%.

O aumento da atividade no mês foi puxado pelo crescimento de 4,1% no segmento de supermercados, hipermercados alimentos e bebidas. De acordo com a Serasa. o aumento da renda da população e a redução de preços de importados, como bacalhau, azeites e vinhos, em função do dólar baixo contribuíram para a expansão do setor.

Os demais segmentos varejistas, com exceção do ramo de material de construção (queda de 0,3% frente a mar/11), também experimentaram crescimento durante o mês de abril.

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2011, o varejo registrou crescimento de 9,1% frente ao mesmo período do ano passado, acelerando ligeiramente em relação ao observado no primeiro trimestre deste ano (alta de 8,5%).

A Serasa ressalta, porém, que a adoção das chamadas medidas macroprudenciais, que pretendem reduzir o ritmo de expansão do crédito, e o movimento de alta da taxa básica de juros, a Selic, devem reverter esse movimento de aceleração, "determinando uma trajetória mais moderada para a expansão da atividade varejista ao longo dos próximos meses."

 

Facebook
Twitter
LinkedIn