Começa a 2º Semana do Empreendedor Individual

Mobilização promovida pelo Sebrae será focada nos principais municípios do interior

Começou nessa segunda-feira (15) e vai até sábado (20) a II Semana do Empreendedor Individual, promovida pelo Sebrae. A primeira foi realizada de 18 a 23 de outubro em todas as capitais do País. Agora a ação será focada nas principais cidades do interior de todos os estados e do Distrito Federal.

Empreendedor Individual é a figura jurídica que possibilita a formalização de empreendedores por conta própria, da costureira ao pipoqueiro. Eles pagam uma taxa fixa mensal de 11% do salário mínimo mais R$ 1,00 de ICMS ou R$ 5 de ISS , garantem o CNPJ, demais benefícios da formalização e direito à cobertura da previdência social.

A mobilização realizada pelo Sebrae é um reforço no incentivo à formalização visando contribuir com a meta nacional de um milhão de empreendedores individuais regularizados até o fim de dezembro. Até agora já estão formalizados 703.516 empreendedores, o que equivale a 70% dessa meta.

Nessas mobilizações o Sebrae, com parceiros, instala tendas em pontos estratégicos das cidades para orientar e realizar os registros no momento do comparecimento do interessado. Na primeira semana de formalização, além do atendimento nos pontos convencionais, o Sebrae contou com 109 tendas, realizou 73.619 atendimentos e promoveu 46.593 formalizações.

Antes dessa mobilização, a média era de três mil formalizações por dia. Durante a Semana essa média saltou para cinco mil e permaneceu com esse pico durante mais duas semanas, voltando depois para a média anterior. Agora serão 100 tendas, além dos tradicionais pontos de atendimento, e a expectativa é de que os números voltem a subir expressivamente.

“O êxito conseguido constituiu-se em incentivo à realização da II Semana do Empreendedor Individual”, diz o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Ele também destaca a importância da iniciativa para ampliar oportunidades de informação e formalização para empreendedores do interior do País.

Como 15 de novembro é feriado, o atendimento nessa segunda-feira fica a critério das unidades do Sebrae nos estados. Mas há locais em que o Sebrae atua nos feriados exatamente por serem estes os dias que mais há procura do público por informações sobre o Empreendedor Individual.

Um dos exemplos é o Sebrae no Distrito Federal, que já confirmou atendimento na segunda-feira. A tenda estará montada na Praça do Mercado Norte (Taguacenter), pondo estratégico de Taguatinga, uma das regiões administrativas do Distrito Federal que são conhecidas como cidades-satélite de Brasília.

A II Semana do Empreendedor Individual será promovida paralelamente à Semana Global do Empreendedorismo, promovida de segunda-feira (15) a domingo (21), sob coordenação da Endeavor e com patrocínio do Sebrae.

Facebook
Twitter
LinkedIn