Começa o maior evento do país sobre empreendedorismo inovador

Na noite desta segunda-feira (23), no centro de Convenções Sul América, foi realizada a cerimônia oficial de abertura da 27ª Conferência Anprotec, o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, realizado pela Anprotec e Sebrae, com organização local do Parque Tecnológico da UFRJ. A solenidade de abertura foi conduzida por Mauricio Guedes, ex-diretor do Parque Tecnológico da UFRJ e da Anprotec, que relembrou diversas histórias ao longo dos 30 anos do movimento de empreendedorismo e inovação no Brasil.  Nesta edição, a conferência contou com 825 inscritos de 10 diferentes nacionalidades.

No evento, que marca o início da segunda parte da programação da Conferência, estiveram presentes diversas autoridades e representantes do sistema de inovação local, nacional e internacional. Entre eles, estiveram presentes na composição da mesa: Álvaro Prata, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Gustavo Tutuca, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro; Clarissa Garotinho, secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do Rio de Janeiro; Jorge Audy, presidente da Anprotec; José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ; Heloisa Menezes, diretora do Sebrae; e Jorge Guimarães, presidente da Embrapii.

Durante a solenidade, várias autoridades reforçaram a importância da criação de um programa consistente de inovação e empreendedorismo para a alavancagem do país. Para Heloisa Menezes, diretora do Sebrae, o assunto da conferência é de extrema relevância para o desenvolvimento da sociedade. Ela reforçou ainda a necessidade de união de todos os atores envolvidos, entre eles, empresas, academias, governos, etc. “Estamos em um momento de dicotomia ao vivermos em uma era de desestabilização mesmo com a utilização maciça de tecnologias que facilitam o dia a dia. Por isso, é essencial debatermos sobre como a tecnologia deve ser colocada à disposição da construção de cidades mais inteligentes e que auxiliem no bem estar da população”.

Segundo Jorge Audy, presidente da Anprotec, o evento é mais que uma reunião para debater transformações de cidades por meio de tecnológicas, mas um compromisso de transbordar a riqueza dos ambientes de inovação do país para as cidades e, desta forma, transformá-las.

Durante seu discurso, Clarissa Garotinho, secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do Rio de Janeiro, anunciou assinatura, em novembro, de duas novas leis: a Lei Municipal de Inovação, que conceitua atores do ambiente de inovação; e a do Porto 21, para alavancagem de empreendimentos voltados para tecnologia e economia criativa na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, por sua vez, reforçou que tem como missão, neste momento, a reformulação da legislação estadual de inovação para adequação à lei federal, além de promover iniciativas para a retomada de investimentos da Faperj. “O desenvolvimento econômico e sustentável do Rio de Janeiro só ocorrerá com o investimento em inovação”, disse ele.

Já para Álvaro Prata, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, cabe aos governos criar condições para que os empreendedores se sintam motivados a continuar seus caminhos, seja por meio de iniciativas de fomento, seja por meio do fornecimento de infraestrutura adequada. Após as falas das autoridades, o ex-presidente da Anprotec e atual diretor da Embrapii, Jorge Guimarães, participou de ato simbólico de assinatura de convênio entre as duas instituições.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn