Comércio varejista do Espírito Santo apresenta desempenho acima da média nacional

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre Comércio Varejista o volume de vendas neste setor no Espírito Santo registrou aumento de 8,4% no mês de fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2007. No varejo ampliado (+26,8%), o Espírito Santo surge como o Estado que obteve o terceiro melhor desempenho do País (+59%), com destaque para veículos, motos, partes e peças.

Em relação ao primeiro bimestre do ano, o acréscimo foi de 10,8% e nos últimos 12 meses, houve variação acumulada de 9,0%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em comparação ao mês anterior, houve queda de -0,90%, após ajuste sazonal. Segundo o IBGE, esse resultado reflete acomodação no nível de vendas após significativa expansão nos dois meses anteriores (em janeiro: +1,56% e em dezembro de 2007: +2,45%), o que segue a tendência nacional (-1,51%).

No mês de fevereiro, frente a igual mês do ano anterior, os segmentos que contribuíram para o desempenho do comércio varejista, com crescimento acima da média nacional, foram: Livros, jornais, revista e papelaria (+42,8%); Móveis e eletrodomésticos (+37,1%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+29,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (+27,0%).

No comércio varejista ampliado, composto do varejo mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de Construção, o Estado obteve o terceiro melhor desempenho do País, com acréscimo de 26,8% no volume de vendas, em relação a fevereiro de 2007. Para este resultado, as duas atividades registraram crescimento expressivo: Veículos, motos, partes e peças (+59,2%) e Material de Construção (+20,6%).

A receita nominal de vendas apresentou aumento de 13,8% em fevereiro, comparativamente ao mesmo mês do ano anterior. No varejo ampliado, o crescimento foi de 32,4%, novamente acima da média nacional (+22,4%).

Estas informações podem ser conferidas no site do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em Resenha de Conjuntura (www.ijsn.es.gov.br).

Facebook
Twitter
LinkedIn