Como o coach pode ajudar nas finanças

O coach financeiro está a cada dia ganhando espaço, é o nicho que atende pessoas e empresas que desejam se reorganizar financeiramente. Para isso, quem busca ajuda precisa entender suas capacidades e como o processo funciona. O Administrador, Escritor, Coach e Palestrante, Matoso Oliveira, coordenador da Conexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional, explica que através do trabalho desenvolvido pelo coaching é possível obter resultados extraordinários, porém é preciso dedicação e disciplina. “O cliente precisa separar seus ganhos e gastos, reorganizar suas finanças de maneira inteligente, atender suas necessidades e ainda fazer com que alcance seus objetivos de vida”, diz Matoso.

Desejo comum entre algumas pessoas é ter o nome “limpo na praça”, poder comprar o que se deseja, ter casa, carro, estudar em boas escolas, viajar e muitos outros planos que podem não ser concretizados por falta de controle financeiro. “É ruim viver no vermelho, quando se tem um nome “limpo” você tem crédito e isso te faz melhor. Poder adquirir coisas que você quer é realmente um motivo de crescimento pessoal, é bom ter a sensação de bem estar ou de “dormir sem preocupação” sabendo que suas dividas estão no controle”, ressalta Matoso.

Mas o atual momento econômico não nos permite fazer dividas, mesmo que necessárias. A retração da economia precisa ser enxergada como um problema e se a vida financeira não estiver controlada, muitas pessoas sofrerão para tentar controlá-las mais tarde. Para definir os objetivos, o especialista explica que é preciso traçar metas e planos de ação. Ele ainda ressalta que durante esta fase de aprendizado a pessoa passará por sessões que visa potencializar seus valores e crenças.

“Adequamos todos os pontos positivos que a pessoa julga ser relevante para seu bem estar, assim como pontos de melhoria que deverão ser aprimorados conforme a necessidade de mudança. Será preciso eliminar algumas atitudes sabotadoras (compras impulsivas) para se chegar ao resultado desejado. Gastos desnecessários e os que podem ser mantidos, porém, com reajustes serão a primeira etapa do trabalho”, afirma Matoso.

Investimento financeiro

A economia oferece muitas situações que podem resultar em benefícios ou não! A atual crise econômica do país impossibilita que as pessoas invistam, mas primeiramente é preciso entender o que a maioria das pessoas buscam ao quererem investir. “Em que tempo ou prazo a pessoa quer este retorno, depende muito do objetivo imposto por ela. Muitos pretendem trocar de carro, casa ou adquirir novos bens, mas não guardaram dinheiro para fazer isto. O coach ajuda a pessoa pensar nos gastos que terá quando se pretender fazer alguma troca, gastos futuros que você não guardou dinheiro para fazer, mas que agora pretende realizar. É preciso se planejar e o coach atua nesta área, você não precisa abrir mão dos prazeres, mas é preciso colocar o “pé no freio” antes de fazer uma divida, principalmente quando se trata de juros, compras parcelas e financiamentos”, explica Matoso.

 Diferença de consultor de investimento e coach financeiro

Consultor de investimento cuida exclusivamente onde a pessoa vai alocar seus bens, visando alcançar com isso algum investimento futuro, funcionada de modo que você aplica e lucra com esta aplicação. Já o coach financeiro vai analisar os objetivos da vida da pessoa, como ela cuida do dinheiro, do quanto ela gasta mês a mês, isto é, ensina você a lidar melhor com seus gastos e suas receitas.

 Como se organizar

Primeiro é preciso saber o que você faz quando está com dinheiro na mão. Seu comportamento reflete muito sobre seus atos, a organização é a peça fundamental do trabalho. Antes de destinar seu dinheiro é preciso enxergar onde se está gastando, seu orçamento precisa representar o que você ganha. Guardar dinheiro deve ser um item do orçamento.

“O coach ajuda a pessoa a se organizar e planejar melhor sua vida, baseando-se no que se entende como qualidade de vida, pois as razões pelas quais buscamos uma vida melhor estão ligadas aos resultados obtidos no trabalho. Existe uma necessidade de estarmos seguros e que os planos possam ser concretizados através dos nossos objetivos”, afirma o Coach. A falta de orientação nos momentos difíceis pode desequilibrar ainda mais as finanças. Porém, existem situações em que pessoas poupam dinheiro e não sabem onde investir. Estas situações também podem ser resolvidas através do profissional coach.

Facebook
Twitter
LinkedIn