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Como preparar a sua loja para o Natal em dez passos

redacao 05/11/2010
redacao 05/11/2010

O fim do ano já está aí, lojas e revendas de todos os segmentos e tamanhos se preparam para a alta movimentação esperada nesta época especial. Os comércios e os integradores podem aproveitar a demanda do mercado com a procura por presentes de Natal, já que inúmeras pessoas recebem os décimos terceiros salários que serão utilizados, muito possivelmente, para incrementar as festividades do período.

Com o aquecimento econômico e a tendência do computador se tornar um acessório de uso pessoal, a aposta do mercado é de que este Natal seja o Natal mais conectado dos últimos anos. E o melhor para as vendas é que não é apenas conexão de um único computador, mas de um computador individual para cada integrante da família. A oferta de produtos está em pleno crescimento, assim como a procura dos consumidores por computadores pessoais que ofereçam alto desempenho para realizar multitarefas, velocidade e conectividade. Este novo momento da computação pessoal junto ao otimismo natalino promete grandes agitações para o canal e para o varejo em todo o Brasil.

Dentro de um estabelecimento comercial que oferece tecnologia, o maior ator das negociações é o atendimento especializado. Assumindo que tecnologia ainda é um produto que desafia o conhecimento do consumidor e o instiga a desvendá-lo, o atendimento especializado neste momento é uma consultoria para oferecer as melhores soluções de acordo com o perfil de cada cliente atendido. Diferentes consumidores esperam distintas experiências de um computador ou de um acessório de informática, e é neste ponto que os estabelecimentos comerciais – revendas, integradores e varejistas – precisam se preparar para atuar como o melhor amigo do cliente, alinhando as necessidades dele às expectativas de compra. E quem está na comissão de frente deste comércio – vendedores e promotores – precisam ser capacitados com treinamentos sobre as características do produto, como oferecê-lo e como preparar a loja para receber os convidados ilustres da festa.

Para preparar o seu estabelecimento para o aumento das vendas, algumas dicas são preciosas em relação ao gerenciamento dos funcionários, do atendimento, do estoque e das fachadas. O mais importante é dar atenção a estes itens em harmonia, já que não é interessante ter uma fachada bastante atrativa e não contar com os produtos em estoque.

É importante usar a experiência dos natais anteriores e as expectativas traçadas para o próximo para conciliar qualidade de atendimento, atratividade, preço, produtos e serviços e tirar desta época o melhor rendimento do ano:

1. Prepare a equipe tecnicamente para que possam oferecer as melhores soluções de acordo com as expectativas dos clientes. Tão importante quanto o preparo técnico, é a capacitação dos funcionários em noções de marketing e vendas. O atendimento é um grande influenciador de decisão do consumidor, por isso, vendedores e promotores sorrindo é um grande atrativo.

2. Lembre-se! Volume não é diretamente proporcional à lucratividade. Dependendo do produto que você oferece, ao vender dez unidades, você pode obter a mesma lucratividade ou até mais, caso venda mil de um produto de valor médio menor.

3. Mantenha um estoque maior no período, compatível com a previsão de vendas. Para isto, atente-se às previsões e tendências do mercado.

4. É o momento de ser mais criativo nas vendas, no relacionamento com os clientes, na exploração das técnicas de marketing e de merchandising, nas propagandas e promoções.

5. Pense em opções de “mix” de produtos conforme os itens mais procurados. Esteja preparado para atender a todos os perfis de consumidores e maximize suas vendas.

6. Atualize o site com todas as novidades e promoções natalinas. O comércio online está em pleno crescimento.

7. Lembre-se de reforçar a equipe e prever a logística. Maior demanda exige mais mãos e maior agilidade na expedição.

8. Crie diferenciais nas formas de pagamento de seu estabelecimento. A opção de parcelamento é um grande atrativo e descontos costumam fidelizar a clientela.

9. Concilie os prazos de pagamento das compras com o recebimento das vendas, negociando condições favoráveis junto aos fornecedores. Todo cuidado para não comprometer o seu capital de giro.

1. Ultimo item, mas não menos importante: pergunte ao seu cliente se a venda foi feita de maneira correta e se ele está satisfeito. Cliente satisfeito garante uma possível próxima venda ou no mínimo vai ter a sua loja na mente quando pensar em comprar novamente.

Prepare-se para muito trabalho e sucesso de vendas. O momento é ótimo para aumentar a sua clientela e aproveitar todas as oportunidades de negócios.

Programe-se e tenha um ótimo Natal!

Vanessa Martins é gerente de marketing de Canais da Intel Brasil.

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