Como ser um franqueado de sucesso

17|04|2012

Muito já se falou sobre como se tornar um franqueado e quais são os passos para adquirir uma franquia. Mas como alcançar o sucesso? Hoje, o mercado brasileiro de franchising está em constante ascensão e, para prosperar nesse segmento, o interessado em adquirir uma franquia precisa, antes de tudo, pesquisar profundamente sobre o assunto. É importante procurar informações sobre os pontos onde planeja abrir o negócio, os valores necessários para o investimento (inclusive analisar o capital de giro que terá disponível), pesquisar sobre os seus possíveis clientes e o que eles desejam como consumidores, conversar com franqueados para saber como são as suas experiências com a franqueadora, avaliando assim todo o mercado e todas as possibilidades de negócios.

Somente após essas primeiras avaliações, o candidato poderá escolher a franquia certa. O franqueado não pode esperar ser bem sucedido se não fizer o investimento certo, elegendo a franquia que se encaixa no seu perfil. Isto significa que a opção da franquia deve se adequar às suas condições financeiras e habilidades. A dedicação inicial do futuro franqueado -e aqui quero enfatizar que não se tratam de somente alguns dias- precisa ser total. A implantação da franquia pode durar alguns meses, em alguns casos ano, até a aprovação da franqueadora, principalmente no caso das redes mais concorridas. Se essas áreas estão fora de contexto, a oportunidade de ser um franqueado de sucesso estará em risco.

Depois da escolha feita, vem o treinamento. É necessário absorver todo o conhecimento que a franqueadora está disponibilizando. Não deixe as dúvidas para depois. Uma dica é visitar um franqueado da própria rede, uma vez que muitos estão dispostos a prestar assistência e a responder perguntas dos novos membros. Mais importante, tenha a certeza, antes de iniciar o negócio, que já tem todas as dúvidas solucionadas. Uma vez iniciada a franquia, não pare de procurar conhecimento. Sempre podem existir novidades e uma ideia desenvolvida hoje, pode servir para o negócio amanhã.

Treinamento realizado, chega a hora de montar a equipe. A menos que a franquia seja uma operação de apenas uma pessoa, é necessário ter uma equipe adequada, que ajude a operar o negócio. O franqueado, sozinho, não consegue manter as operações por um período de 24 horas diárias, sete dias por semana. Para fazer a franquia caminhar é preciso delegar atividades e funções. Gerenciar e liderar a equipe de forma eficaz é tarefa do franqueado, mas caso precise de assistência para a gestão, a indicação é falar diretamente com a franqueadora.

Outra dica é seguir o programa desenvolvido pela rede (ela deve ter um), fruto de um longo processo de pesquisa, além de muitas análises e comparativos de erros e acertos. Por isso, o programa é imprescindível para o sucesso da nova unidade. Os manuais de franquia servem para que o franqueado possa seguir os parâmetros de qualidade e padrões da franqueadora.

O franqueado deve procurar sempre permanecer no controle de seu destino. Se por algum motivo, existir um problema operacional com a franquia, deve tomar as medidas necessárias para correção de problemas maiores, sem hesitar em apelar para assistência da franqueadora, que sempre está interessada no bem da rede. Se a franquia escolhida tiver falhas que pareçam difíceis de serem superadas, mesmo depois de ter seguido o programa da franquia, consulte um advogado especializado em franchising (o mesmo consultado ao firmar o contrato de franquia) e organize um plano de saída. Provavelmente, se isso acontecer, as chances de que outros franqueados estejam passando pelo mesmo problema são grandes.

Se o desenvolvimento do negócio for tão bom a ponto de estimular a abertura de uma segunda franquia, é importante observar se o primeiro investimento está funcionamento perfeitamente e se está rendendo lucros. Vale à pena adiar a decisão de um novo empreendimento, mesmo após um bom desempenho durante seis meses. Operar uma franquia permite ao investidor focar a sua atenção, o seu capital e todos os recursos necessários para fazer o negócio crescer e assumir uma responsabilidade de uma unidade adicional pode desvirtuar a sua capacidade de gerenciamento e colocar em risco seu investimento inicial.

Coordenar uma franquia de sucesso exige que determinadas etapas sejam seguidas. Começa com a seleção da franquia correta, que corresponda ao perfil de recursos financeiros, pessoais e empresariais. Se após a realização de pesquisas quantitativas e qualitativas, a franquia for adquirida e administrada com responsabilidade, a probabilidade de prosperar com o novo negócio será enorme.

Bernard Jeger é franqueado master da JAN-PRO no Brasil. Formado em Engenharia de Gestão pela Solvay Business School, da Universidade Livre de Bruxelas, foi presidente da ABF – Associação Brasileira de Franchising, co-fundador da WFC – World Franchisinig Council- e presidente da Câmara do Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira.

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