Especialista mostra como a comunicação interna pode motivar equipes

Uma boa comunicação pode valer mais que bonificações em dinheiro para incentivar colaboradores, afirma Júlia França, especialista em comunicação da Woli

Redação 19/02/2018
Redação 19/02/2018

Para motivar equipes, o alinhamento frequente de informações, uma cultura organizacional bem definida e um bom ambiente de trabalho contam mais do que altos salários. Por essa razão uma comunicação interna estruturada se mostra muito eficiente na motivação e engajamento dos funcionários e consequentemente no resultado efetivo das empresas.

Júlia França, especialista em comunicação da Woli, empresa referência em ensino corporativo à distância, preparou algumas dicas para que a comunicação interna ocorra de forma correta e efetiva.

Confira abaixo:

Atenção à linguagem: Para que não haja ruído, vale optar por uma mensagem clara, objetiva e eficaz já que o uso de termos técnicos, linguagem estrangeira e outros fatores podem impedir que a comunicação seja totalmente compreendida.

Objetividade: Seja direto em cada comunicado. Se tiver vários assuntos para abordar, muitas vezes é melhor dividir em avisos separados. As pessoas tendem a assimilar melhor informações mais objetivas e diretas.

Clareza: As regras e cultura organizacional devem ser sempre muito claras e valer igualmente para todos. A sensação de privilégio ou favoritismo pode ser tóxica para a motivação do grupo todo.

Ouça: Mantenha um canal aberto para receber dúvidas e compartilhar experiências. Motivar os colaboradores é mais simples do que pensamos, desde que a comunicação ocorra da forma correta. É impossível manter alguém motivado sem ouvir e entender o que o desmotiva.

Júlia destaca ainda que a partir do momento em que a empresa investe no endomarketing, passa a valorizar os funcionários, abre caminho para compartilhar experiências e dúvidas, consegue efetivamente melhorar a qualidade de vida dentro da empresa como um todo.

“Comunicar é relacionar, compreender e entender sua equipe. Uma boa comunicação faz a união e a união faz força. Assim sua empresa alcançará o sucesso”, afirma Júlia.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.