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Concurso mundial é oportunidade para cachaça brasileira

redacao 02/12/2013
redacao 02/12/2013

Brasil sedia em 2014 o Concours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection, competição internacional de bebidas destiladas

Com o patrocínio do Sebrae, a próxima edição do maior concurso mundial de bebidas destiladas, Concours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection, será realizada no Brasil, em junho de 2014. A escolha do país como sede será mais uma oportunidade para as pequenas marcas brasileiras de cachaça ganharem visibilidade internacional, ressaltou o gerente de Agronegócios do Sebrae, Ênio Queijada, que participou do lançamento do evento, em São Paulo. Para Queijada, as marcas brasileiras de cachaça premium – feitas em quantidade – possuem qualidade que as equiparam com os melhores destilados do mundo, embora ainda tenham pouca participação no mercado global.

“Apenas 1% da produção da nossa cachaça é exportada, enquanto 60% da tequila no México, por exemplo, são destinadas às vendas externas. Por isso, competições como essa são importantes para a bebida brasileira se tornar mais conhecida, já que reúne especialistas de diversos países”, disse o gerente. A intenção, segundo ele, é ampliar o número de pequenas marcas brasileiras inscritas no próximo evento. Na edição de Taiwan, realizada em junho do ano passado, foram 25 marcas de cachaça inscritas.

A prova de degustação nesse concurso é realizada à cegas, ou seja, os jurados não sabem quem são os produtores ou o país de origem. “O júri não é influenciado pelo marketing que, muitas vezes, impulsiona o sucesso de uma bebida. Dessa forma, as marcas competem em condições de igualdade”, ressaltou Ênio Queijada.

A prova de que a cachaça brasileira é competitiva ocorreu na última edição do concurso, quando a marca fluminense Cachaça da Quinta ganhou o Gran Gold Metal, no Spirits Selection. A Cachaça de Quinta concorreu com outras 514 marcas, incluindo conhaques e uísques. A proprietária da marca, Kátia Espírito Santo, disse que a apoio do Sebrae em cursos e certificações foi decisivo para que a marca conquistasse tal nível de qualidade que culminou.

Há dois anos, Kátia, que também é presidente é presidente da Associação de Produtores de Cachaças do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj), começou a vender parte de sua produção para hotéis luxuosos da Ásia. Em fevereiro de 2013, sua cachaça chegou a bares e restaurantes de alto nível em Nova York, nos Estados Unidos.

A Cachaça da Quinta é uma das marcas do Rio de Janeiro que participa do projeto Certificação, que visa à obtenção de um selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa iniciativa, realizada desde 2011 pelo Sebrae, envolve 15 empresas, sendo que três delas – Cachaça Werneck, Cachaça da Quinta e Cachaça Menina do Rio – já atingiram esse objetivo. A documentação do Inmetro reconhece formalmente que o produtor atende a exigências ligadas à saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social.

Júri

Os jurados do Concours Mondial- Spirits Selection são escolhidos pelo seu reconhecimento internacional como especialistas em destilados. O grupo é formado por 35 profissionais, dentre eles jornalistas, técnicos e produtores, além de compradores profissionais, representando cerca de 15 diferentes países. A edição do ano que vem será realizada de 6 a 8 de junho, em Florianópolis (SC). Para a representante no Brasil do evento, Zoraida Lobato, a escolha do país como sede mostra a confiança no potencial do mercado nacional e das marcas locais. Ela lembrou ainda que a proximidade com a Copa do Mundo da FIFA 2014 oferece ainda mais possibilidades para divulgar a cachaça brasileira aos consumidores estrangeiros.

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