Concurso mundial elege melhores bebidas artesanais

Cinquenta rótulos de cachaças artesanais de todas as regiões produtoras do Brasil participam nesta quinta (2) e sexta-feira (3), no Pavilhão das Culturas, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, do Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil – Concurso Nacional de Vinhos e Destilados. As destilarias de pequeno porte foram indicadas pelo Sebrae Nacional e chegam ao concurso após receberem consultoria na produção, desenvolvimento e promoção das bebidas.

Patrocinador oficial do evento, o Sebrae terá um estande no local e promoverá palestras e degustações com especialistas em vinho e cachaça. “O evento é importante para dar visibilidade aos produtores de pequeno porte. A premiação é resultado desse trabalho que envolve consultoria e marketingjunto aos produtores artesanais, além de todo o esforço em prol da regularização e formalização do negócio”, destaca o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza.

Um dos palestrantes é Jairo Martins da Silva, consultor da Câmara Setorial da Cachaça, do Ministério da Agricultura, membro honorário do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e sócio da Associação Pernambucana de Produtores de Aguardente e Rapadura (APAR). Já a jornalista e sommeliérepaulistana Silvia Mascella Rosa, que está no mercado de vinhos há mais de dez anos, fará uma apresentação sobre os rótulos nacionais.

A etapa brasileira utiliza as mesmas técnicas e ferramentas de avaliação do Concurso Mundial de Bruxelas, o maior do mundo na categoria. Nos dias 4 e 5, as bebidas vencedoras serão expostas durante o evento, que também terá degustação de vinhos e cervejas especiais harmonizadas com pratos elaborados por diversos chefs.

Neste ano, o número de inscritos atingiu a marca de 419 rótulos, sendo 215 de vinhos e 204 de destilados, o que representa um crescimento de 35% em relação ao ano passado, quando foram inscritos 160 rótulos de vinhos e 82 de destilados.

“Em 2014, das cem cachaças levadas pelo Sebrae para participar do Concurso de Bruxelas, 33 ganharam medalhas, número superior ao que prevê o regulamento do festival, no qual somente 30% das amostras inscritas podem receber medalhas”, lembra a analista Sylvia Pinheiro, da carteira de vinhos e destinados da Unidade de Agronegócios do Sebrae.

Wine Weekend

O concurso realizado anualmente, e que neste ano chega à sua 12ª edição, pela primeira vez ocorre dentro do Wine Weekend São Paulo Festival, considerado o maior evento de vinhos da América Latina.

O festival deverá receber cerca de 25 mil visitantes entre os dias 2 e 5 de julho, em São Paulo. Em sua sexta edição, terá 95 expositores, sendo 91 fabricantes ou importadores de vinhos que devem apresentar ao público perto de 2 mil rótulos de vinhos diferentes do mundo todo.

No caso dos vinhos, por exemplo, estão presentes vinícolas da Serra Gaúcha, Campanha, Vale dos Vinhedos, Serra Catarinense, Paraná e Pernambuco.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn