Concursos de empreendedorismo prorrogam inscrições

Novo prazo para concorrer ao 1º Prêmio Pronatec Empreendedor e 1º Concurso de Objetos de Aprendizagem termina dia 8 de novembro

Interessados em participar de premiações do Sebrae para o Ensino Técnico têm até 8 de novembro para se inscrever e relatar experiências de ensino e aprendizagem em empreendedorismo. No 1º Prêmio Pronatec Empreendedor, podem concorrer estudantes, professores, além da comunidade escolar de quaisquer cursos do Pronatec, em equipes de quatro a oito integrantes. Já o Concurso de Objetos de Aprendizagem é voltado apenas para docentes do Pronatec e identifica os recursos educacionais que estão sendo utilizados em sala de aula com essa temática.

No Prêmio Pronatec Empreendedor, a ideia é mostrar como a educação empreendedora pode fazer diferença na vida de quem passou pelo Ensino Técnico. Serão reconhecidos casos em que estudantes, após serem estimulados por aulas com a temática empreendedorismo, conseguiram colocar em prática esses conceitos, desenvolveram competências empreendedoras, abriram um negócio ou aumentaram sua renda aplicando o que foi aprendido.

Já o Concurso de Objetos de Aprendizagem premia recursos educacionais utilizados em sala de aula, em diversos formatos e linguagens, como jogos, vídeos e simulações. Esses materiais podem já ter sido usados ou não no ensino de empreendedorismo. Não há limite de inscrições de objetos de aprendizagem por professor.

Os cinco finalistas das duas disputas vão apresentar os relatos e os objetos de aprendizagem em Brasília, no dia 17 de dezembro, à banca de avaliação formada por especialistas, parceiros, apoiadores e integrantes da comissão organizadora dos concursos. O resultado dos três vencedores de cada categoria será revelado no mesmo dia.

Os participantes do Prêmio Pronatec Empreendedor que ficarem em primeiro lugar ganham uma viagem nacional para conhecer um centro de referência ou projeto de Empreendedorismo a ser definido pelo Sebrae, além de um notebook para cada integrante do grupo. Já os que ficarem em segunda e terceira posição vão receber um notebook. O professor que vencer o Concurso de Objetos de Aprendizagem em primeiro lugar tem direito a viagem nacional e um tablet. Os outros dois colocados irão ganhar umtablet cada um.

As premiações são realizadas pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o apoio de nove parceiros Senac, Senai, Senar, Sest/Senat, Condetuf, Conif, Consed, Consecti, Fiec/Cepin e FUNEC Contagem/MG. Para concorrer ao prêmio, os participantes devem ter vínculo com uma dessas instituições, seja como aluno ou professor.

Pronatec Empreendedor

O Pronatec Empreendedor é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Ministério da Educação, que tornou obrigatória a disciplina de empreendedorismo em 15 cursos oferecidos pelo Pronatec. A meta é chegar a cerca de 1,5 milhão de estudantes de todo o país. A parceria prevê também a capacitação de sete mil professores até 2014 e a oferta de aproximadamente mil bolsas de estudo para os professores interessados em cursos de especialização e/ou mestrado em educação empreendedora.

As inscrições para as duas premiações podem ser feitas pelo sitehttp://pronatecempreendedor.sebrae.com.br, clicando no link Prêmios.

Facebook
Twitter
LinkedIn