Confiança da indústria sobe 1,2% em fevereiro

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, subiu 1,2% em fevereiro ante janeiro, após cair 2,1% em janeiro ante dezembro, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O ICI utiliza para cálculo uma escala que vai de zero a 200 pontos, sendo que o resultado do índice é de queda ou de elevação se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de 100 pontos, respectivamente. De janeiro para fevereiro, o indicador subiu de 113,7 pontos para 115,1 pontos. Na comparação com fevereiro do ano passado, o ICI avançou 4,1%, em igual mês este ano.

Ao detalhar o resultado de fevereiro, a FGV esclarece, em comunicado, que "o resultado geral da pesquisa mostra que a indústria continua aquecida no primeiro trimestre de 2008, mas num ritmo menos intenso do que o do segundo semestre de 2007. As expectativas para os próximos meses continuam favoráveis, sinalizando continuidade do crescimento no trimestre fevereiro-abril e sustentação do otimismo com a situação dos negócios no horizonte de seis meses."

O ICI é composto por dois indicadores. O primeiro é o Índice da Situação Atual (ISA), que teve queda de 0,1% em fevereiro ante janeiro e aumento de 4,5% ante fevereiro de 2007. O segundo componente do ICI é o Índice de Expectativas (IE), que apresentou elevação de 2,6% em fevereiro ante janeiro e de 3,6% na comparação com fevereiro do ano passado.

O levantamento para cálculo do índice foi entre 1º e 26 de fevereiro, em uma amostra de 1.042 empresas.

Facebook
Twitter
LinkedIn