Confira 10 projeções para a computação nas nuvens

por Felipe Munita

Mesmo a caminho dos 45 do se­gundo tempo, o mercado de cloud computing viu 2013 como o ano da consolidação dentro da economia bra­sileira, uma vez que as companhias se mostraram bem-dispostas a implemen­tarem parte das suas operações em plataformas na nuvem. Para criar es­tratégias mais claras e eficazes, decidir quais as cargas de trabalho as empresas preveem manter e quais serão movidas para a nuvem em 2014, confira abaixo algumas projeções e tendências deste mercado, que evoluem constantemen­te e estão mudando a maneira como as corporações performam os seus negó­cios a cada dia.

1. Uma maneira de economizar

De acordo com estudos internacio­nais, espera-se que 30% das empresas levem para a nuvem parte importante do seu portfólio de aplicações de ne­gócios. Esse movimento ocorre devido à economia que é gerada nas compa­nhias (entre 10% e 40%) para a redu­ção de custos de hardware, servidores, licenças de software e atualizações, consumo de energia e tarefas de apoio, entre outros recursos necessários.

2. A nuvem no celular

Segundo dados recentes da Agên­cia Nacional de Telecomunicações (Anatel), estima-se que há mais de 265 milhões de linhas móveis ativas no Brasil e é sabido que muitos delas são smartphones com enorme capacida­de de gerenciar soluções rodando em plataformas na nuvem. De olho nesses números aquecidos da Anatel e na mo­bilidade do cloud, empresas focam no acesso e no gerenciamento de docu­mentos eletrônicos, em qualquer hora e lugar. Por isso, em pouco tempo, ha­verá uma nuvem mais robusta para ser usada.

3. Média e grande

As empresas de grande e médio portes despontaram no uso crescen­te da computação em nuvem durante o ano de 2013. O aumento na partici­pação destes nichos se deu pelo fato do cloud ser uma solução que traz à organização segurança, desempenho e disponibilidade exigidos para o seu ne­gócio, além de não fazer grandes inves­timentos, como no modelo tradicional, por exemplo.

4. Plataformas de dados híbridas

Os departamentos de TI vão criar plataformas cada vez mais escaláveis, misturando a nuvem privada com a pú­blica. A ideia é que as empresas usem a capacidade extra de servidor dentro de um período de maior movimentação, escalando a máquina de acordo com o seu crescimento.

5. Segurança na nuvem

Uma recente pesquisa realizada pela North Bridge Venture Partners mostrou que apenas 3% dos executi­vos consideram a nuvem como uma plataforma arriscada. Isso reflete uma mudança na percepção dos profissio­nais de TI que, cada vez mais, se sen­tem confortáveis com a segurança dos dados abrigados na nuvem.

6. As grandes empresas vão subir para a nuvem

As previsões mais reveladoras de especialistas dizem que grandes orga­nizações, com muitos usuários, toma­rão neste ano os serviços de nuvem de forma mais agressiva. Isso ocorre porque a cada dia softwares de gestão, como CRM e outros, juntamente com as tecnologias de integração de dados estão se tornando mais acessíveis nes­ta modalidade.

7. Novas alianças de negócios

Para ajudar os clientes a tirarem o máximo proveito da computação em nuvem, as parcerias entre fornecedo­res de armazenamento corporativos e provedores de serviços em nuvem vão ampliar. As empresas não precisam de mais tempo para decidir entre a segu­rança, robustez e disponibilidade na hora da implementação.

8. A força do armazenamento

O crescimento de dispositivos mó­veis com acesso à internet vai levar a um aumento de armazenamento de dados das empresas na nuvem. Um dos causadores deste crescimento é a força da mobililidade, cada vez mais compreendida pelo usuário final, que faz com que as empresas comecem a iniciar uma espécie de “aeração” em suas estruturas.

9. Infraestrutura na nuvem

A infraestrutura tecnológica como um serviço alternativo permitirá às em­presas capturar e armazenar dados de forma mais econômica. O grande alia­do dessa corrente é o Software como Serviço (SaaS), que tira a necessidade da companhia de enfrentar a comple­xidade e os custos inerentes a uma im­plementação dentro de casa, uma vez que os dados da empresa ficarão hos­pedados no data center. Dessa forma, autonomia e ação serão duas palavras corriqueiras no dia a dia do core busi­ness das empresas.

10. A nuvem está mais amadurecida no Brasil

A área de cloud cresceu 74% no País em 2013, em relação ao ano de 2012, segundo estudo da consultoria Frost & Sullivan publicado recentemente. A expansão é motivada pela aproximação de um ponto de inflexão no qual tere­mos uma mudança radical na indústria. Na medida em que o mercado ganha mais confiança, acredita-se que ainda em 2014 haverá um take-off e consoli­dação na região.

por Felipe Munita, diretor de Data Center e Cloud Computing da Sonda IT

Facebook
Twitter
LinkedIn