Consultor direciona livro aos gestores que precisam promover o crescimento do grupo

Já observou como distribuir responsabilidades é uma tarefa árdua? Imagine-se num mundo perfeito onde todos sabem de seus deveres e não há necessidade de cobranças e exigências para que se cumpram as tarefas diariamente, não interessa em qual ambiente você esteja atuando. Num ambiente corporativo tudo que se precisa é de colaboradores comprometidos e que eliminem as desculpas do cotidiano e que se empenhem em buscar a alta perfomance profissional que consiga gerar resultados.

A Editora Évora traz um livro que pode ser a introdução da análise de um conceito que se aplicado, pode ser eficaz para atingir essa necessidade. O livro “Accountability – A Evolução da Responsabilidade Pessoal nas Empresas – O caminho da execução eficaz” do consultor e palestrante João Cordeiro explica o conceito de accountability pessoal como sendo – “uma virtude poderosa que muitas pessoas vivenciam. Simplesmente agem de acordo com o que sua consciência manda. Fazem o que é certo, respondem de forma correta a cada situação, adaptam-se aos problemas do cotidiano. Talvez você seja uma pessoa assim: poderosa e transformadora”.

O texto de Cordeiro fala diretamente a gestores do mundo empresarial e do governo: presidentes, vice-presidentes, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores de equipes, que precisam direcionar colaboradores e que sentem a cada dia que passa a necessidade de promover o desenvolvimento do grupo. São líderes cansados da rotina de mostrar o que deve ser feito e cobrar a tarefa, buscando resultados. A proposta é diferente e sugere que através de “feedbacks e coaching atentos e constantes para colaboradores, reforçando o bom comportamento profissional e eliminando gradativamente as atitudes nocivas”, o líder consegue atingir o resultado. O autor propõe o compromisso em duas vias. Isso quer dizer que a empresa espera comprometimento, assim como o colaborador e a sociedade esperam a contrapartida empresarial. A proposta pode valer em qualquer núcleo da sociedade.

O accountability pessoal é uma prestação de contas com responsabilidade e geração de respostas com resultados e indica a necessidade individual de qualidades naturais ou adquiridas através da atuação na vida, são elas – pro-atividade, sentido único de estar antenado às necessidades do grupo e humildade, já que orgulho e arrogância não fazem parte da accountability.

João Cordeiro traz esse livro simplesmente para falar de pessoas que produzem e que tem a integridade de assumir os riscos de viver. Que comemoram quando a ação planejada é bem sucedida, mas não se esquivam, ao contrário, assumem para si a responsabilidade do fracasso. Cordeiro mostra em vários níveis que conceitos de responsabilidade, sucesso, fracasso e vícios estão presentes há muitos séculos na história da humanidade, e as pessoas são diferenciadas á medida que agem com accountability, assumindo com integridade todas as consequências.

Entre os capítulos do livro, temas como: culpa, sucesso, responsabilidade, desculpas, e a necessidade de se buscar a excelência individual para se melhorar o coletivo. Cordeiro afirma que “uma família que pratica diariamente a Accountability obtém resultados melhores para seus filhos, em termos de educação, formação acadêmica e escolha de carreira profissional. Uma empresa que tem no seu modelo de gestão conceitos relacionados à Accountability apresenta melhores condições para operar em alta performance, o que representa forte vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. E, finalmente, um país que tem na sua cultura elementos que gravitam em torno da Accountability gera uma sociedade melhor e mais produtiva.”

O livro “Accountability – A Evolução da Responsabilidade Pessoal nas Empresas – O caminho da execução eficaz” do consultor e palestrante João Cordeiro traz exemplos de posturas de líderes que praticam o accountability. Com apresentação de Amir Klink e prefácio de Oscar Schmidt estará disponível a partir de novembro em todas as livrarias ou pelo site www.editoraevora.com.br.

SOBRE O AUTOR

João Cordeiro realizou, até a edição deste livro, 35 cursos de especialização nos EUA e na Suíça, é formado em psicologia pela PUC, pós-graduado em marketing pela ESPM e especializado em gestão de empresas pela FGV. É um pesquisador e um especialista do desenvolvimento profissional, assunto ao qual se dedica em palestras, workshops ecoaching para executivos. Não busca atalhos, mas resultados duradouros. É um evangelista da Accountability, difundindo a profunda convicção de que é dever de cada um tomar para si a responsabilidade pelo resultado do seu trabalho e de suas decisões. Acredita que podemos sempre melhorar, já que somos o resultado de nossas próprias decisões. Mais informações sobre seus trabalhos podem ser encontradas no site: www.joaocordeiro.com.br

SOBRE O LIVRO

Título: Accountability

Subtítulo: A evolução da responsabilidade pessoal. O caminho da revolução eficaz

Autor: João Cordeiro

Assunto: Administração / Gestão de Pessoas

Preço: R$ 39,90

 

Facebook
Twitter
LinkedIn