Consumidor compra mais e o empresário deve planejar medidas para prevenir calotes

Os níveis de desemprego nunca estiveram tão baixos no País. Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta de que, em novembro, a taxa de desocupação ficou em 5,7%, a menor desde o início da série da pesquisa, em março de 2002.

Mais trabalhadores empregados resultam em mais renda na praça, o que impulsiona o consumo e, consequentemente, aumenta o faturamento das empresas. Assim, se fecha um ciclo virtuoso.

“Em um primeiro momento, aumenta o consumo de bens mais baratos, como alimentos. A segunda etapa é aumentar a compra de eletroeletrônicos. Numa terceira fase, os consumidores querem comprar carros e, por fim, a casa própria”, descreve Gustavo Carrer, consultor do Sebrae em São Paulo.

Outro aspecto que gera a expansão do consumo é o otimismo. As pessoas estão confiantes de que vão manter seus empregos e confiantes também porque seus familiares e conhecidos estão empregados. Esta semana, a Fecomércio\SP divulgou que os indicadores Emprego Atual e Perspectivas Profissional cresceram 4,1%, para 147,7 pontos, e 6,5%, para 138,2 pontos, respectivamente, em dezembro, na comparação com novembro.

Cuidado com a euforia

Empregado e confiante no futuro, o consumidor parte para as compras. “O risco é ele se empolgar e comprar mais do que pode pagar”, alerta Carrer.

Ao empreendedor, a orientação é não entrar na mesma euforia, para evitar o calote. “Ele precisa estabelecer uma política de concessão de crédito rigorosa”, explica o consultor. Uma alternativa que costuma dar resultado é dar descontos para o cliente que paga com dinheiro, evitando, dessa forma, receber cheques, bem como o pagamento das taxas das administradoras de cartões.

Vale lembrar que, apesar das boas perspectives, é um ciclo, como outros que já ocorreram na economia brasileira. “O empresário deve aproveitar o bom momento para semear o futuro do seu negócio”, diz Carrer.

Um bom atendimento aos clientes, o investimento na qualidade de produtos e serviços e a elaboração de um mailing são algumas ações que poderão gerar bons resultados no futuro.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn