Consumidor que encontrar produtos vencidos poderá ser compensado

A medida será avaliada pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista

O consumidor que encontrar produto com prazo de validade vencido no ponto de venda receberá gratuitamente igual produto, dentro do prazo de validade, independentemente de sua compra.

A medida, proposta pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), será avaliada pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista – criada para dar efetiva proteção ao consumidor – e entrará em vigor em outubro deste ano.

Para a Fundação Procon-SP, a proposta deve trazer benefícios à população na medida que, além de trazer uma compensação imediata, incentiva uma atenção maior ao prazo de validade, não só pelo fornecedor, que arcará com o fornecimento gratuito, mas também pelo consumidor, que será estimulado a observar a informação do prazo de validade.

 

Reunião

 

Na última terça-feira (7), a Apas e a Fundação Procon-SP se reuniram para discutir formas de compensar o consumidor que achar produtos expostos com prazo de validade vencido.

O objetivo era encontrar mecanismos de maior controle para a questão, visto que, ainda, muitos produtos vencidos são encontrados nas gôndolas e prateleiras dos supermercados. As entidades esperavam avançar em discussões que resultassem em ações favoráveis ao cliente final e que trouxessem melhorias na prestação do serviço.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn