Consumidor tem dificuldade para ganhar sacola reutilizável

 Consumidores que estiveram ontem, Dia do Consumidor, em alguns supermercados de São Paulo conseguiram ganhar uma sacola reutilizável só após explicar aos funcionários que tinham direito a esse benefício se comprassem cinco itens.

A associação que representa o setor informa que o caso foi pontual e que em todo o Estado a expectativa era distribuir ao menos 6 milhões de sacolas reutilizáveis.

A ação de ontem fazia parte de acordo firmado no mês passado entre a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o Ministério Público Estadual e o Procon-SP na campanha pela substituição das sacolinhas descartáveis.

"Consegui a sacola reutilizável após pedir ao caixa e explicar que eu tinha direito. Também fiquei decepcionada com a qualidade, quase uma sacola de plástico normal", disse Geni Belotto, que fazia compras ontem no Dia % de São Caetano. A rede não é associada à Apas, mas participou da campanha.

No Extra da Brigadeiro Luis Antonio (Bela Vista), consumidores na fila também não eram avisados da promoção.

"Depois de passar minha compra, pedi a sacola, porque percebi que a caixa já estava me dando a sacolinha normal", disse a copeira Josefa Teixeira Costa.

"O importante é que nenhum consumidor deixou de ser atendido", disse João Galassi, presidente da Apas.

Para estimular os consumidores, o Extra distribuiu cupons que dão direito a duas sacolas reutilizáveis grátis (de R$ 0,59). No Pão de Açúcar, o cupom dá direito a uma (de R$ 1,99). O Carrefour forneceu sacolas de ráfia de 35 litros importadas da China.

Facebook
Twitter
LinkedIn