Consumo dos brasileiros está sob controle, afirma ministro de Relações Institucionais

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou que o consumo dos brasileiros está sob controle, apesar de existir a preocupação do governo de que ele aumente exageradamente.

"A preocupação é com o consumo, que comece a faltar alguma coisa, mas, por enquanto, isso é conversa. Está absolutamente tudo sob controle", disse Monteiro.

Entusiasmo controlado

Conforme divulgou a Agência Brasil, o ministro também afirmou que o País ainda não foi atingido pela crise norte-americana e que o governo está atento ao cenário internacional.

"Estamos vivendo um momento sem precedentes no País, com economia equilibrada. Precisamos ter cuidado para não atropelarmos as coisas. E também precisamos cuidar para que o entusiasmo não faça com que não tenhamos precaução com relação à crise que está em volta de nós", alertou.

Consumo das famílias

Em 2007, as famílias brasileiras consumiram 6,5% a mais do que no ano anterior, por conta da maior oferta de crédito, do aumento da massa salarial e do conseqüente aumento do poder de compra do brasileiro.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no mesmo período, as compras do governo aumentaram 3,1%. Apenas no 4° trimestre do ano passado, o consumo das famílias aumentou 8,6% e a despesa de consumo da administração pública, 2,2%.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn