Cooperativismo estará no centro da agenda de discussões de especialistas, governos e empresários em 2012

Cooperativismo estará no centro da agenda de discussões de especialistas, governos e empresários em 2012

Uma forma de unir forças dos pequenos negócios, o cooperativismo estará no centro da agenda de discussões de especialistas, governos e empresários em 2012, quando será comemorado o Ano Internacional das Cooperativas, por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento será nesta quarta-feira (14), em Brasília, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e contará com a presença de autoridades e de lideranças ligadas ao sistema cooperativista.

“Ser cooperativista é trabalhar em conjunto, ciente de que unidos seremos mais fortes e conquistaremos mais”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Em 2012, serão desenvolvidas diversas ações com o intuito de fazer a população reconhecer, no seu dia a dia, a presença e a importância das cooperativas.

O associativismo e o cooperativismo, conforme explica o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, são fundamentais para o fortalecimento dos pequenos negócios. “Os desafios da competitividade e da sustentabilidade passam por ações coletivas que possibilitem a conquista de soluções conjuntas para objetivos comuns”.

Na programação a ser desenvolvida pela OCB, estão previstos o lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo e o 2º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, que tem o objetivo de mapear a produção de conhecimentos sobre cooperativismo no Brasil.

Existem no país 6.652 cooperativas de 13 atividades diferentes. Juntas, elas reúnem nove milhões de associados e empregam 298 mil funcionários. Das cooperativas existentes, 1.548 estão no setor agropecuário e 1.064 no ramo de crédito, segmentos que mais atraem o movimento cooperativista. Só as cooperativas de crédito congregam quase a metade dos associados brasileiros – quatro milhões.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn