Cresce a inadimplência dos pequenos negócios

O acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas teve crescimento real de 35% entre janeiro de 2012 e agosto de 2016. Por outro lado, a inadimplência dos pequenos negócios foi de 3,08% a 8% no período avaliado. Os dados constam no levantamento inédito Indicadores de Crédito das MPE no Brasil, produzido pelo Banco Central e Sebrae. O estudo foi apresentado nessa segunda-feira (21), na abertura do II Fórum de Cidadania Financeira, em Brasília.

O último mês de agosto também marcou a maior taxa média de juros paga pelos pequenos negócios no período estudado: 43% ao ano. O lançamento do estudo ressalta a importância da mensuração de indicadores que norteiem as ações inclusivas dos pequenos negócios no Sistema Financeiro Nacional. “Esse monitoramento permanente vai nos apoiar no sentido de aperfeiçoarmos o nosso trabalho para que as micro e pequenas empresas tenham acesso cada vez mais favorável a crédito, condição fundamental para que sejam bem-sucedidas”, avalia Heloisa Menezes, diretora-técnica do Sebrae.

Entre as iniciativas citadas por Heloisa para que as MPE contornem a crise, está o portal Virando o Jogo (www.sebrae.com.br/virandoojogo), lançado pelo Sebrae esta semana, com soluções e consultorias on line. Aos participantes do fórum, ela mencionou ainda o Mutirão de Renegociação e o Fundo de Aval à Micro e Pequena Empresa (Fampe). A diretora destacou também a parceria com o BC na promoção da Semana Nacional de Educação Financeira.

A pesquisa mostra que de janeiro de 2012 a agosto de 2016, a proporção de pequenos negócios com operações de crédito passou de 29% para 39%. A cidadania financeira (conceito que abrange inclusão, educação e proteção aos usuários de serviços financeiros) é um tema no qual o Banco Central vem trabalhando ao longo dos últimos anos. A parceria com o Sebrae faz parte dessa iniciativa. “O relatório que divulgamos hoje representa um avanço. Temos um caminho para proporcionar um acesso mais amplo ao crédito, por meio da educação financeira, para que tenhamos um fator de transformação das micro e pequenas empresas. Vamos continuar desenvolvendo ações para a educação financeira empreendedora, dando atenção especial aos microempreendedores individuais”, comentou Isaac Sidney Menezes Ferreira, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central.

Crédito para homens

A análise do perfil dos tomadores de crédito mostra a maioria de homens (69%), acima de 35 anos (66%), e com Ensino Médio completo (56%). Por porte, as microempresas, que faturam até R$ 360 mil por ano, respondem por 62% do valor total das operações de crédito concedido às MPE. O relatório partiu do cruzamento das informações de uma amostra de aproximadamente 3 mil pequenos negócios formais que participaram de uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2015, com a base de dados do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). O levantamento será atualizado a cada pesquisa aplicada pelo Sebrae. Para prover dados com maior frequência, alguns indicadores de crédito para as MPE elaborados a partir da base do SCR – portanto, sem o cruzamento com os dados do Sebrae – passarão a ser divulgados, a partir de 2017, no Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS).

O II Fórum de Cidadania Financeira começou pela manhã, com cinco oficinas apenas para convidados, na sede do Sebrae, em Brasília. A abertura oficial ocorreu às 15h, na sede do BC, e teve ainda representantes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), da Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Palestras, talk-show e debates fecharam a agenda do primeiro dia do evento, que busca abordar todos os aspectos da cidadania financeira, seja para pessoas físicas ou jurídicas. A programação segue nesta terça-feira (22), a partir das 9h, com o debate Inclusão Financeira dos Pequenos Negócios. O fórum tem transmissão on line, basta acessar o link http://www.aovivosebrae.com.br/cidadaniafinanceira .

Facebook
Twitter
LinkedIn