Cresce em 60% venda de máquinas para pequenos negócios

Uma máquina de assar frango, pequenas geladeiras, carrinhos de pastel ou cachorro quente, não importa a ferramenta, esses pequenos negócios têm sido usados por desempregados para lutarem contra a crise e garantirem a renda familiar.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o emprego com carteira assinada no setor privado encolheu 3,5% em setembro, ante mesmo mês do ano passado, o que significa que 409 mil pessoas perderam o trabalho registrado no período de um ano nas seis principais regiões metropolitanas do País.

Fornecedores de máquinas para pequenos negócios, na contramão da crise que afeta o Brasil, têm visto seu faturamento aumentar, principalmente a procura de desempregados por novas alternativas de renda. Daniel Barbosa, proprietário da ATAU (www. atau.com.br), uma loja virtual que oferece produtos para cozinha industrial, padarias, restaurantes e lanchonetes, afirma que neste ano as vendas já subiram 60%. “Cresceu muito a procura de novos empreendedores, principalmente pessoas que perderam o emprego e estão empreendendo em seu próprio negócio.

Para ter uma ideia, nos três últimos meses esse público representou 70% das nossas vendas. No último mês foram vendidas aproximadamente 20 máquinas de assar frango e balcões refrigerados”, explica ele. Ademar do Carmo, torneiro mecânico, é um exemplo disso. Desempregado desde agosto de 2014, ele pegou parte do dinheiro da rescisão com o desligamento da antiga empresa e resolveu investir no ramo de rotisserie. “Minha esposa já fazia doces e salgados para festas. Como moramos em casa térrea, resolvi aproveitar a frente da casa para atender ao público que passava na rua. No começo, compramos um balcão usado para colocar os bolos, mas observando a movimentação do sábado que aumenta por conta da feira de rua, resolvemos comprar também uma máquina de assar frango e um freezer. Minha esposa cuida das encomendas e eu atendo aos clientes no balcão. Hoje já compramos equipamentos novos. Estamos bem confiantes e animados com o sucesso do negócio”, afirma ele.

De acordo com Daniel Barbosa, uma máquina de assar frango, capacidade 100kg, assa até 60 frangos de uma só vez. “Trabalhando apenas domingo com duas fornadas, ou seja, assando 120 frangos e vendendo a R$ 18 reais cada, por mês se tem um faturamento bruto de R$ 8.640,00. Sem contar a venda de bebidas, que geralmente acompanham esse produto”, diz Barbosa.

O fato é que a crise pode gerar uma oportunidade. Alberto Matias, doutor em administração de empresas pela USP e professor na mesma instituição, afirma que o momento de crise “é a hora de abrir uma empresa e empreender”. Ele enfatiza que é fundamental planejamento. “As empresas quebram mais por má administração do que por crise”, afirma. De acordo com registros das juntas comerciais do Brasil, de janeiro a junho deste ano, foram abertas 232 mil empresas no Brasil, contra 191 mil que fecharam.

Facebook
Twitter
LinkedIn