Cresce preocupação de empresas com burocracia e mão de obra

Segundo levantamento da consultoria Grant Thornton, a parcela de empresários que apontam como entrave o excesso de regulamentação cresceu 15% este ano, para 52%, enquanto a dificuldade para contratar aumentou em 19% com relação a 2010, para 49%.

Na pesquisa, feita com 11 mil empresas em 39 países, o Brasil aparece em segundo lugar na lista dos empresários mais preocupados com a burocracia, atrás apenas da Polônia. O problema também é o mais apontado por executivos da União Europeia e do Grupo dos Sete (G-7) países mais ricos do mundo.

Já para todos os países dos BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), assim como para a América Latina, o fator mais apontado como obstáculo ao crescimento foi a disponibilidade de mão de obra qualificada.

Entre os itens pesquisados, o que menos preocupa os empresários brasileiros é a queda na demanda, apontada apenas por 10% dos entrevistados.

O custo de um financiamento é um entrave para 28% deles, a infraestrutura de transportes e a escassez de capital de giro são apontadas por 25% cada, a escassez de financiamento de longo prazo por 20% e a infraestrutura de tecnologia de informação por 16%.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn