Crescimento das microcervejarias abre espaço para novos empreendedores

A crise econômica não inibiu a expansão do mercado de cervejas artesanais no Brasil, nos últimos anos. Pelo contrário, o consumo cresceu, em média, 20% ao ano e a expectativa é de que, até o final de 2017, 500 cervejarias artesanais estejam operando no país.

Atento a esse movimento e às necessidades de melhoria dos processos, produtos e gestão das microcervejarias, o Sebrae vai participar da Brasil Brau (Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja), considerada o maior evento profissional da indústria cervejeira no país. A Brasil Brau vai acontecer no período de 26 a 28 de julho, no Centro de Exposições São Paulo Expo, na capital paulista.

Os empresários e potenciais empreendedores poderão visitar o estande do Sebrae na feira Brasil Brau, onde vão receber informações gerais sobre como o Sebrae apoia a fase de implantação do negócio. A proposta é aproximar o público do evento do Sebrae, que já tem projetos específicos do segmento em algumas localidades. “Estamos apoiando projetos em andamento nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, voltados para o desenvolvimento de cerca de 140 microcervejarias ao todo”, destaca a gestora nacional do projeto de microcervejarias no Sebrae, Mayra Viana. “O brasileiro é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo. Enquanto a classe C opta pelas grandes marcas, as classes A e B buscam produtos que apresentem diferenciação, uma característica marcante das cervejas artesanais. Por isso, acreditamos que ainda há um mercado muito expressivo a ser ocupado pelos pequenos negócios”, explica Mayra.

A indústria brasileira já identificou o crescimento de uma tendência de parte significativa dos apreciadores da bebida de consumir produtos mais elaborados e de maior valor agregado. De olho nesse consumidor – que “bebe menos, mas quer uma bebida melhor” – as pequenas cervejarias estão crescendo e direcionando suas estratégias. Nesse contexto, a inserção das microcervejarias no Super Simples a partir de 2018, resultado de uma ampla articulação do segmento, com apoio do Sebrae, também é uma ação importante que vai abrir espaço para novos investimentos dos pequenos negócios. As cervejarias artesanais brasileiras têm, em sua maioria, uma produção ainda muito tímida: em média, cerca de 20 mil litros de cerveja por mês. Além disso, 91% desses estabelecimentos estão localizados nas regiões Sudeste e Sul.

Facebook
Twitter
LinkedIn