Crianças acessam internet mais que adultos com mais de 45 anos

Uma em cada quatro crianças brasileiras usa internet, enquanto menos de 20% dos adultos acima de 45 anos têm esse costume, segundo pesquisa do CGI (Comitê Gestor da Internet) sobre o uso de tecnologias por crianças entre cinco e nove anos de idade.

Um terço das crianças que usam internet está nas redes sociais

Das 2.516 crianças ouvidas entre setembro e novembro do ano passado, 51% disseram já ter usado um computador, e cerca de metade delas (27%), internet.

A partir do estudo, é possível entender como as crianças acessam a rede. Elas utilizam a internet principalmente para se divertir com joguinhos (90% das crianças) e fazer coisas da escola (45%). Enquanto 29% disseram já ter usado redes sociais, só 10% delas já enviaram um e-mail na vida.

CASA E ESCOLA

As crianças de cinco a nove anos costumam acessar a internet principalmente em casa (42%) ou na casa de outra pessoa (21%). O número de crianças que acessam a rede na escola (17%) é praticamente igual ao das que a acessam em LAN houses ou cibercafés (16%).

De acordo com o estudo, 39% das crianças usam a internet sozinhas, contra 29% das que a utilizam na presença de parentes e 28%, com professores.

Os professores são fundamentais para ensinar o uso da tecnologia às crianças. Eles foram mencionados por 37% delas, seguidos pelos parentes (27%). Um quinto disse ter aprendido sozinho.

CELULAR

Praticamente seis em cada dez crianças já utilizaram um celular, e duas possuem seu próprio aparelho.

Das 2.516 crianças ouvidas entre setembro e novembro do ano passado, 59% disseram usar celular, e 18%, possuírem. Elas utilizam os aparelhos principalmente para se divertir com joguinhos (84% das crianças), telefonar (64%) e escutar música (54%). Apenas 13% disse já ter enviado uma mensagem de texto com o celular.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn