Crise pode ser usada a favor das empresas

Nosso Brasil passa por um período delicado. O país está em polvorosa. A cada dia uma nova denúncia. A todo instante ficamos sabendo de mais uma pessoa ou empresa envolvida em casos de corrupção e, para completar, um cenário econômico nada animador, segundo especialistas. Não temos solução? Para a Master Coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, claro que temos. “Eu acredito que é possível passar por tudo isso e contribuir para melhorar esse momento tão difícil que vivemos. Primeiramente é preciso entender e encarar que a situação é realmente crítica. Porém, não se pode usar a crise como desculpa para tudo, o tempo todo, inclusive no trabalho e na vida pessoal. O momento pede reflexão, mas especialmente ação e decisão”, destaca.

O empresário pode começar questionando se deve continuar com o mesmo quadro de colaboradores e com o mesmo portfólio de produtos. Profissionais e líderes devem pensar se, na atual conjuntura, seriam contratados para o atual cargo, o que os difere dos demais e se são exemplo de dedicação e diferencial para a equipe. “É necessário investir naquilo que traz resultados, sejam pessoas, procedimentos ou produtos e serviços. Ao mesmo tempo em que é necessário livrar-se de tudo o que não contribui positivamente com o resultado almejado”, diz Janaina.

Para a coach, quem acredita e coloca mais esforço no que faz conseguirá driblar essa crise e se manter no mercado. É fundamental lembrar que essa não é a primeira dificuldade que nossa nação enfrenta e, provavelmente, não será a última. “Mais que isso, é importante entender que crises são como o chacoalhar das árvores. Ou seja, permanecem os frutos e folhas mais fortes. Se o que te incomoda é a corrupção, lembre-se que o governo é reflexo do povo. Aqui fica o alerta que todos já sabem e nunca é demais frisar: a corrupção não está só lá em Brasília. Ela está presente em todos os lugares, em níveis diferentes e talvez bem próximo de você. Afinal, caráter se tem ou não. O cara que rouba milhões, roubaria pouquinho, faz questão de esquecer que recebeu o troco errado, fura fila, passa por cima das outras pessoas. Resumindo, se mostra corrupto nas pequenas coisas”, fala Janaina Manfredini.

A dica da especialista é clara: quer mudar o mundo? Comece pelo seu. Então, preste atenção em seus atos, em quem está ao seu lado. São escolhas simples que podem fazer de você um corrupto ou não. “Respeite a vaga de idosos ou deficientes, honre horários. Não esqueça que aumentar uma diária quando está fora e criar regras em benefício próprio dentro de uma organização também significam corrupção. Esse vale tudo que não vale para a política, não vale para o mercado de trabalho e nem para a sua vida familiar. Pense em seus valores. Quem faz errado na empresa, faria na política”, analisa.

A Master Coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, lembra ainda que o que falta nesse momento é se colocar no lugar do outro. “O que o mundo precisa é que as pessoas comecem a agir como seres humanos. A falta de caráter existe e está aí, mas manter a integridade é o que nos separa de uma realidade mais verdadeira e digna para todos. O caráter de cada um faz com que tenhamos mais chances de elegermos políticos melhores no futuro. E isso começa por você”, finaliza.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn