Critérios importantes para contratação de uma auditoria contábil

A auditoria independente reveste-se de papel fundamental para a organização e estruturação dos processos em uma empresa, de sorte que seus funcionários e colaboradores devem atender aos técnicos da empresa de auditoria, para que seja possível o desenvolvimento de um trabalho que possa trazer para a entidade contribuições que sejam importantes no sentido de  ajudá-la a desenvolver e controlar seus negócios. Por este motivo, torna-se necessário que a organização se certifique de que está contratando a auditoria independente certa para o objeto, pois confiança é uma das principais exigências para o serviço. Fatores e características que devem ser observadas na contratação de uma auditoria:

1) Conhecimento técnico: O primeiro passo a ser dado para a contratação de uma auditoria independente é certificar-se de sua competência técnica. Uma forma de comprovar esta experiência é através das informações disponíveis no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por objetivo regular e controlar o mercado de capitais brasileiro. Os auditores, para terem um registro na CVM, devem comprovar capacidade profissional para atuar na área;

2) Estrutura: Avaliar a estrutura mantida pela auditoria independente é fundamental. Nos dias atuais, são exigidos dos profissionais de auditoria conhecimentos multidisciplinares, devido a crescente complexidade dos negócios. E, para que tais objetivos sejam alcançados, as auditorias independentes possuem unidades técnicas específicas para o atendimento, tais como a áreas de tributos, consultoria financeira, pequenas e médias empresas, avaliação financeira, de negócios, entre outros. Além disso, entender as estruturas internas de apoio, principalmente aquelas voltadas para os recursos humanos (treinamento e reciclagem dos auditores, políticas de retenção, planos de carreira) podem trazer informações importantes ao futuro contratante. A auditoria é um trabalho em equipe representada, geralmente, por um auditor. Essa equipe deve ser qualificada e, principalmente, estável para poder atender sua empresa da melhor forma possível;

3) Ética: É uma das principais características do auditor independente. Algumas ações ou comportamentos podem ajudar a identificar se o auditor é uma pessoa confiável. Quando conversar com o responsável pela auditoria, avalie sua postura: verifique se ele revela informações internas de outras empresas, se costuma criticar a concorrência ou falar mal de organizações que já atendeu anteriormente, entre outras ações que não deveriam fazer parte da postura de um profissional em que você terá que ter confiança para abrir seus livros e informações;

4) Preços: entender a relação custo-benefício do serviço de auditoria que está contratando é de grande valia. O auditor independente deve ser razoável ao calcular os honorários propostos, de forma a assegurar que ambas as organizações tenham vantagens no valor do relacionamento empresarial. O menor preço como critério para definição de uma contratação de serviço de auditoria independente pode implicar em redução no nível de qualidade do serviço de auditoria que será ofertado.

Trata-se portando de um trabalho complexo que pode ser aplicado às diversas áreas de uma organização, ou mesmo nela como um todo. Em princípio, todas as empresas organizadas e comprometidas com a eficácia organizacional deveriam contratar os serviços de auditoria, contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento da qualidade dos controles internos e das informações. Para isso, é essencial conhecer bem o trabalho do auditor independente antes de contratá-lo. Dessa forma, fica mais fácil avaliar se a auditoria contratada poderá atingir os objetivos desejados pela organização.

Samuel Akira Oyadomari é diretor da Moore Stephens Auditores e Consultores, firma associada à Moore Stephens International Limited (MSIL), uma das maiores redes de auditoria, consultoria e outsourcing contábil do mundo. (www.moorestephens.com.br).

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