Cultura do cupom de desconto grátis chega ao Brasil e contribui para a queda nos preços do e-commerce

Passada a onda dos sites de compras coletivas, um novo conceito de consumo chega com força na internet brasileira: o uso de cupons de descontos. De acordo com um levantamento recente da comScore, mais de 20% dos e-consumidores latino-americanos iniciam o seu processo de compra por meio de cupons de descontos e promoções. O hábito, que já é comum no varejo americano, caiu no gosto dos brasileiros, que não perdem a oportunidade de "pechinchar" pela internet.

Nos Estados Unidos, as lojas oferecem cerca de 3 bilhões de cupons por ano. Segundo a Associação Nacional de Marketing, o consumidor que gasta 20 minutos por semana indo atrás de cupons, pode conseguir uma economia de até US$ 1 mil por ano. O equivalente a cerca de R$ 2 mil. Ainda nos EUA, o uso de cupons de descontos aumentou 63% em 2011, representando uma economia de US$ 3,7 bilhões para os consumidores, segundo o Coupons.org. O site prevê também que o número de usuários de cupons de descontos on-line deve crescer de 2,7 milhões em 2010 para 35 milhões em 2014, um aumento de quase 1.300%.

"Só no primeiro semestre de 2012, distribuímos 5,5 milhões de cupons", explica Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, portal pioneiro no conceito de cuponagem no Brasil e responsável por trazer para ao país o maior evento de descontos já criado, o Black Friday.

O crescente uso de cupons de descontos grátis no Brasil é um dos fatores que colabora para a queda dos preços do e-commerce. De acordo com o índice e-Flation; desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com as consultorias Felisoni e Íconna; o comércio eletrônico brasileiro registrou uma deflação de 6,18% nos primeiros seis meses de 2012 em comparação com o segundo semestre do ano passado. Segundo o e-bit, as vendas na internet devem crescer 25% este ano em relação a 2011, que representam um faturamento de R$ 23,4 bilhões para o setor.

Sobre o Busca Descontos

Portal com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos ( http://www.buscadescontos.com.br) reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O portal conta com uma base de 12 milhões de usuários cadastrados, que recebem as principais ofertas por email. O canal traz ao consumidor descontos de até 90% em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.

Em 2010, o Busca Descontos recebeu investimentos do grupo europeu de marketing de performance LeadMedia para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. Essa parceria permite reunir a experiência de cada uma em marketing de performance, com foco na aquisição e fidelização de clientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn