Curitiba sedia evento nacional de tecnologia da informação

Curitiba será sede de um dos maiores eventos de tecnologia do País. O Sebrae/PR e a Assespro Paraná vão promover de 2 a 5 de agosto o Planeta Digital, com a proposta de reunir empresas de tecnologia, como software, hardware, conectividade, games e robótica; indústrias; empresas do comércio e prestação de serviços; profissionais e acadêmicos.

O evento, que será realizado no recém-inaugurado Expo Unimed Curitiba, conta com uma programação variada. Além de uma feira, com a exposição de produtos e serviços, serão realizados seminários e palestras com especialistas, executivos de empresas do setor e convidados especiais; cursos e minicursos; painéis de debate e apresentação de casos de sucesso.

Nesse universo, grandes empresas do setor, como Microsoft, Positivo Informática, IBM, HP, Samsung e Claro, dividem espaço com pequenas empresas de seis núcleos de tecnologia distribuídos em Arranjos Produtivos Locais (APL) em Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, Pato Branco e Ponta Grossa. Nesse ambiente, além da troca de conhecimento, a expectativa é que as empresas fechem novos negócios e contatos.

O Núcleo de Excelência em Tecnologia da Informação (NEXTi), entidade sediada em Maringá e que congrega 25 empresas de desenvolvimento de software, vai participar do Planeta Digital. Para o presidente do Núcleo, Osvaldo Frare, o evento será uma grande vitrine às empresas.

“O Planeta Digital será um mostra significativa de produtos e conhecimento, e nesse momento de crescimento do mercado é oportuno para as empresas participarem e fecharem novos negócios”, avalia Frare. Segundo o presidente do NEXTi, cinco empresas vão expor seus produtos no Planeta Digital e cerca de 20 empresas vão integrar uma caravana para participar do evento.

@@@

Conhecimento e exemplo

Em um dos painéis, na terça-feira, dia 5, às 19 horas, o superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Jorge Sukarie Neto, e Gerino Xavier, da Assespro Pernambuco, debatem sobre o estágio atual do mercado da tecnologia da informação.

Já entre os casos de sucesso que serão expostos no Planeta Digital, o Sebrae/PR apresenta, na segunda-feira, dia 4, às 14 horas, o sistema de Business Intelligence (BI), implantado na entidade há um ano, depois de uma experiência de 12 meses como projeto-piloto do Sebrae Nacional.

O BI é uma tecnologia que permite a extração, análise, formatação e transformação de informações coorporativas em consultas e relatórios gerenciais, permitindo uma visão mais ampla de toda a organização. Essa ferramenta possibilita identificar pontos dentro dos processos que possam ser utilizados como vantagem competitiva.

@@@

Conceito

O Planeta Digital será um evento mercadológico e técnico, com o objetivo de gerar negócios, promover o intercâmbio de conhecimento tecnológico no meio empresarial e aquecer o setor. Com esse formato, o evento deve aproximar e promover empresas paranaenses que atuam no segmento de tecnologia ou que necessitem de soluções tecnológicas.

Para o coordenador estadual de TI do Sebrae/PR, Ricardo Almeida, o Planeta Digital vai apresentar soluções com tecnologia de ponta às empresas. “A pequena empresa precisa ficar antenada na questão de como a tecnologia é rápida. Com um evento como o Planeta Digital, o empresário não fica à margem das novas tecnologias e encontra soluções para mudanças constantes”, observa Ricardo.

O Planeta Digital tem o apoio do Governo do Paraná, da Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, do Instituto Curitiba de Informática (ICI), da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-PR), da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS).

Mais informações sobre o Planeta Digital podem ser obtidas via e-mail (jacomunicacao@jacomunicacao.com.br) ou pelo telefone (41-3077-7151), junto à JA Eventos, responsável pela organização e comercialização dos espaços para exposição.

Facebook
Twitter
LinkedIn