Curso ensina como iniciar uma piscicultura comercial

A piscicultura é uma importante vocação mato-grossense. O estado já ocupa o terceiro lugar no rankingnacional de produção de peixes, atrás apenas de Santa Catarina (75 mil toneladas por ano) e Paraná (55 mil toneladas por ano) e está em primeiro lugar no país como produtor de espécies nativas. Em 2012, Mato Grosso produziu mais de 48 mil toneladas de peixes, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Apostando nesse cenário, o Sebrae em Mato Grosso, em parceria com a Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), vai realizar mais uma edição do curso Como iniciar uma piscicultura comercial, no período de 18 a 21 de março, com aulas teóricas no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e aula prática em uma propriedade rural, no dia 22. Francisco Chagas de Medeiros, médico veterinário e consultor em piscicultura do Sebrae, será o instrutor do curso.

Mais de 300 produtores de peixes já participaram dessa atividade, promovida pelas instituições parceiras em Mato Grosso, desde 2006. Geralmente, o curso atende quatro turmas por ano. “É uma oportunidade para se capacitar e começar de forma correta e assertiva na piscicultura comercial e não de forma amadora”, afirma Valéria Pires, gestora do Projeto de Piscicultura do Sebrae em Mato Grosso.

As aulas teóricas vão abordar os temas: planos de negócios da piscicultura; aspectos legais da piscicultura (regulamentação da atividade em MT); sistemas de criação de peixes (viveiros, tanques-rede, sistemas intensivos); sistemas produtivos (graus de intensidade); princípios de construção de viveiros e represas; espécies de peixes; análise econômica da piscicultura; qualidade da água na piscicultura; controles na piscicultura; princípios de alimentação e nutrição de peixes; manejo em piscicultura; mercado e comercialização de peixes.

Já a atividade prática vai tratar de aspectos básicos de manejo (alimentação, despesca, etc) e medição da qualidade água.O custo da capacitação é de R$ 200, no qual estão incluídos coffee break, almoço no dia 22, transporte e seguro-viagem para o local da aula prática. Informações e inscrições podem ser obtidas no 0800 570 0800.

Serviço:
Curso Como iniciar uma piscicultura comercial
De 19 a 22 de março
Locais : Centro de Eventos do Pantanal e propriedade rural próxima de Cuiabá
Custo : R$ 200,00
Informações e inscrições 0800 570 0800

Facebook
Twitter
LinkedIn