Desafio Universitário Empreendedor tem mais de sete mil inscrições

Atividades já começaram, mas há tempo para se inscrever, ganhar conhecimentos e prêmios

Mais de sete mil estudantes já se inscreveram no Desafio Universitário Empreendedor, a nova ferramenta do Sebrae lançada há menos de um mês e que busca desenvolver capacidades empreendedoras em quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho. Do total de inscritos, 800 já estão participando gratuitamente do Papo de Negócio, um encontro virtual com empresários que começaram a empreender durante a faculdade e que compartilham suas experiências com os participantes.

“O Papo de Negócio é muito útil a quem ainda está na faculdade e pensa em ser o próprio patrão. O compartilhamento de experiências por quem já percorreu aquele caminho, com seus erros e acertos, permite aos estudantes aprender. Tudo isso virtualmente, sem custos nem deslocamento, mas com possibilidade de interagir com os entrevistados”, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Sob o tema Universitários Empreendedores, a primeira edição do encontro tem como convidado o empresário Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, startup mineira criada há oito anos e que lidera o mercado de soluções para vídeos on line na América Latina. Outra entrevistada é Viviana Vargas. Formada em Educação Física e Administração de Empresas, ela é sócia do irmão na empresa VV Consulting, em Macaé (RJ), que atua na área de gerenciamento de projetos. O engenheiro agronômo Edinaldo Barros é o terceiro empresário a participar da atividade. Ele é proprietário da Freyer Tecnologia Vegetal, em Recife, especializada em clonagem vegetal.

Até esta sexta-feira (13), os inscritos no Desafio Universitário Empreendedor podem assistir aos vídeos gravados diariamente pelos empresários com respostas às perguntas enviadas pelos participantes. Além de enviar questões, os estudantes também têm a possibilidade de eleger aquelas que mais lhes interessem. As mais votadas serão comentadas nos vídeos dos entrevistados. Quem se inscrever depois de iniciada a atividade não perde as discussões, pois consegue assistir aos vídeos já postados em outros dias.

A segunda edição do Papo de Negócio tratará de negócios sociais, atividade que dê lucro e ao mesmo tempo transforme a realidade e estimule o desenvolvimento de comunidades carentes. As entrevistas serão realizadas de 27 de setembro a 4 de outubro. Para participar do Papo de Negocio é necessário estar inscrito no Desafio.

Integrando capacidades

O Desafio Universitário Empreendedor é uma ferramenta que integra as diferentes soluções do Sebrae para desenvolver as capacidades empreendedoras. Mais do que o Papo de Negócio, o Desafio disponibiliza jogos gratuitos na internet, cursos, uma disciplina com conceitos de empreendedorismo e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. Cada atividade tem uma pontuação diferente.

Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartphone. A final nacional será disputada presencialmente pelos três primeiros colocados de cada estado. Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet e uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Inicialmente, o Desafio Universitário Empreendedor está no ar em uma versão Beta, que está sendo testada e recebendo sugestões e críticas dos participantes. A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. Os universitários podem se inscrever gratuitamente no sitewww.desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn