Desemprego recua em novembro e bate novo recorde

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,7% em novembro, cravando novo recorde: é a menor da série iniciada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2002. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17).

Em outubro a taxa de desemprego no país estava em 6,1% e a de novembro de 2009, em 7,4%. A população desocupada atingiu 1,35 milhão, menor número desde 2002, apresentando queda (-5,9%) em relação a outubro e também frente a novembro do ano passado (de 20,7%, ou 354 mil pessoas desocupadas a menos).

A população ocupada, por sua vez, ficou em 22,4 milhões – estável em relação a outubro, mas 3,7% (ou mais 795 mil postos de trabalho) maior que no ano passado.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou em 10,4 milhões em novembro de 2010 – estável na análise mensal, mas 8,7% acima do registrado na comparação anual (um acréscimo de 839 mil postos de trabalho com carteira assinada).

O rendimento médio real dos trabalhadores ficou em R$ 1.516,70, 0,8% menor na comparação mensal, mas 5,7% acima do registrado em novembro do ano passado.

Na comparação com novembro de 2009, cinco grupos de atividade tiveram destaque na abertura de vagas: comércio, reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis; serviços prestados a empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira; educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social; e outros serviços. Já o segmento de serviços domésticos teve diminuição de vagas.

Nesta quinta-feira o Ministério do Trabalho divulgou os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostraram que a economia brasileira criou 138.247 empregos com carteira assinada no mês passado.

No acumulado do ano (entre janeiro e novembro), no entanto, foram abertos 2,5 milhões de postos de trabalho formais, número considerado recorde para o período – com esse resultado, o Brasil alcançou já em novembro a meta para 2010 como um todo.

Com o dado de novembro, o Brasil registra a criação de 15.069.090 vagas um mês antes do final do mandato de oito anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Facebook
Twitter
LinkedIn