Design muda realidade de pequenas empresas

Quando se fala em design, muita gente pensa logo em móveis, roupas, objetos e acessórios de moda e decoração. No entanto, para muitas micro e pequenas empresas, esse conceito se traduz em uma importante estratégia de inovação, que resulta em maior faturamento, diminuição de custos, melhor posicionamento da marca no mercado, mais sustentabilidade e, consequentemente, lucratividade.

“Em 2015, dos cerca de 115 mil atendimentos realizados pelo programa Sebraetec, que leva inovação aos pequenos negócios com pelo menos 50% de subsídio, quase 20% foram focados em design. A partir de consultorias disponibilizadas pelo programa, as empresas passam a otimizar processos e produtos, e a ver que o design presente está no logotipo, nas embalagens, pontos de venda, material impresso, mídias sociais e até na organização do espaço de trabalho”, afirma a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Para sensibilizar donos de pequenos negócios sobre a importância do design no processo de inovação, a instituição colocou no ar um site com 50 histórias de empreendedores que mudaram o rumo de suas empresas com a ajuda de designers. Também oferece capacitação e consultoria em palestras e clínicas tecnológicas nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Bahia, Ceará e no Distrito Federal.

O Sebrae conta ainda com uma ferramenta on line no portal pela qual o empresário pode identificar o nível de utilização do design na empresa. Ele também pode receber orientações preliminares que o ajudarão a perceber as várias formas de se beneficiar do design.

Facebook
Twitter
LinkedIn