Destilaria faz sucesso com produção em pequena escala

A família Braunholz é proprietária da Microdestilaria Hof, que trabalha com um conceito contemporâneo de produção em escala reduzida e receitas originais, mantendo a harmonização das propriedades marcantes dos ingredientes e a destilação em alambiques de cobre.

Todo o processo obedece a uma única regra: qualidade superior. O resultado são bebidas como a cachaça Alma da Serra, descansada em barris de carvalho americano, medalha de ouro no Concours Mondial Bruxelles – Spirits Selection, em 2014, e quarta colocada no Concurso de Qualidade da Cachaça Unesp/Araraquara.

Até a década passada, Martin, Matheus e Marlene Braunholz não tinham nenhuma experiência com a produção de destilados. Eles exploravam em sua propriedade, em Serra Negra (SP), a criação de caprinos. Foi procurando aumentar a comercialização de derivados de leite de cabra, ao participar de uma exposição de produtos na Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), que surgiu a ideia da microdestilaria, ao ver o enorme interesse e aquisição do público pelo licor de doce de leite de cabra, um produto não perecível, ao contrário dos queijos. “Tudo foi sendo desenvolvido através de cursos, pesquisa e desenvolvimento dos produtos aplicando a experiência adquirida.

O contato pessoal e direto com outros fabricantes foi fundamental”, conta Martin. A destilaria foi fundada em 2010, sendo que o processo de regularização até a obtenção do registro final e obtenção dos selos de IPI concluiu-se em meados de 2014, quando foi efetivamente iniciada a comercialização dos produtos.

O espaço que abriga a Microdestilaria Hof é um charme à parte, com decoração que resgata o clássico e o tradicional. Na propriedade, há uma linda vista e uma cabana, onde pode ser vista a criação de carneiros da raça Dorper. “Além disso, estamos na Rota Turística do Bairro da Serra, que tem outras propriedades abertas à visitação, com pesqueiros e cachoeiras, e fazendas de café com museu.” www.microdestilariahof.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn