Dia dos Pais: carga tributária pode chegar a 78,43% do valor do presente

De acordo com estudo divulgado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) nesta terça-feira (26), a carga tributária pode chegar a 78,43% do valor do presente do Dia dos Pais. Quem for comprar roupas, por exemplo, pagará em média 34,67% em tributos.

"O sistema tributário no país está excessivamente moldado para tributar o consumo. O brasileiro acaba arcando com o repasse dos tributos, pagando altos preços pelos produtos e, por consequência, consumindo menos", explica o coordenador do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), Gilberto Amaral.

Os dados mostram que os perfumes importados são os presentes com maior carga tributária embutida, seguidos dos nacionais, cuja incidência é de 69,13%.

Ranking

Em seguida, estão os relógios, com 53,14%, as joias (50,44%), o aparelho de DVD (50,39%) e os aparelhos de MP3 e Ipod (49,45%).

Alternativa culta

Uma alternativa financeiramente viável e culta, a qual possui baixa incidência de tributos e ainda durabilidade, são os livros.

No presente, é possível estipular quanto você gastará e garantir que o item irá agradar seu amigo ou parentes. Isso porque diversas livrarias oferecem vale-livros. Você escolhe o valor e o presenteado, o título.

Facebook
Twitter
LinkedIn